Maju Cotrim

 

Foram liberados nesta sexta-feira, 13, cerca de R$ 3,9 milhões para a última etapa da obra da adutora em Novo Alegre do Tocantins. É a maior obra da região sudeste feita com recursos do senador Eduardo Gomes.

“A obra está praticamente concluída, agora são só detalhes de ligar energia”, disse o prefeito Fernando em entrevista à Gazeta. “Estamos com a expectativa de entrar a água até dia quatro de outubro”, disse.

“É um ganho incalculável tendo em vista que este sonho é desde 1949, o primeiro prefeito da cidade sonhou com essa obra, houve prefeito, que foi eleito prometendo essa obra, teve até garantia da ex pedi ente Dilma, exploraram muito o sonho das pessoas daqui que foram enganadas por anos. Houve uma exploração desumana dessa obra. O senador Eduardo prometeu, cumpriu e hoje recebemos a última parcela. Ele nunca olhou para Novo Alegre como número, ele enxergou em Novo Alegre pessoas”, disse o gestor à Gazeta.

 

 

“Hoje é um dia de júbilo e quem ganha com isso é nossa população, teremos mais saúde e qualidade de vida”, disse.

A adutora levará água potável de uma distância de 17 km, solucionando um grave problema de saúde pública e que é a maior em execução no sudeste com investimento de 10 milhões de reais.

Obra beneficiará cerca de três mil habitantes da cidade, que aguardam pela construção há 50 anos.

Captação de água acontece no Rio Palmas, na cidade de Combinado, distante 17 quilômetros de Novo Alegre. O município de Lavandeira também será atendido com a implementação da adutora.

 

O que é uma adutora?

 

 

Adutora é um sistema de transporte de água que parte de um ponto de coleta até um reservatório, ou mesmo entre reservatórios. Os aços utilizados têm tratamento especial, porque não podem enferrujar ou sofrer qualquer processo de degeneração devido aos ambientes em que transportarão a água.

 

2024OB001916