Uma das pioneiras na Educação no Tocantins, a professora Maria Elizabeth Lopes Toleto, conhecida como Beth Toleto, morreu aos 62 anos. Recentemente ela passou por cirurgia para retirada de um dos rins e teve complicações após o procedimento.

Ela era servidora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e atuava como Diretora de Ensino da Universidade.

A Unitins lamentou o ocorrido. O Governo do Tocantins e várias instituições também encaminharam notas de pesar.

Veja as notas na íntegra

Unitins

Foi com imenso pesar que a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu a informação do falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo, Beth Toledo, aos 62 anos de idade nesta sexta-feira, 26 de junho.

Servidora de carreira da Unitins, atualmente atuava como Diretora de Ensino da Universidade – uma das principais Diretorias da instituição, também era professora do curso de Serviço Social e da pós-graduação em Educação, Sociedade e Violência.

Beth Toledo iniciou o vínculo com a Unitins ainda em 2001 e nesses quase 20 anos ocupou diferentes cargos na instituição, nunca tendo deixado de exercer a docência, profissão pela qual tinha paixão. Pioneira na Educação no Estado do Tocantins, a professora também pertencia ao quadro efetivo da Seduc desde 1992 e atualmente lecionava na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas.

A força de vontade e a dedicação ao trabalho, a elegância ao falar e se vestir, a vivacidade e profissionalismo foram marcas da professora que cativaram a comunidade acadêmica. Beth Toledo deixa um legado do poder transformador da Educação e da importância da amizade, o afeto.

Nesse momento de extrema dor, a Unitins externa os pêsames à família e amigos.

O velório acontecerá no Centro Social Padre Alcides, localizado na quadra 308 Sul, Alameda 4, a partir das 10h30. A família pede a todos que forem ao local de velório que se atentem à obrigatoriedade do uso de máscara, respeito ao distanciamento e compreensão quanto ao tempo de permanência para que todos tenham a oportunidade de se despedir.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, e a vice-reitora Darlene Castro decretam luto oficial de 3 dias na Universidade e rogam a Deus que dê o conforto e consolo aos familiares e amigos.

Senador Eduardo Gomes 

A comunidade acadêmica de Palmas está de luto com o falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo, carinhosamente conheciada por Beth Toledo. Em seus quase 20 anos de exercício profissional na Unitins e na Secretaria de Educação, deixou um exemplo de abnegação e profundo comprometimento à causa que abraçou como missão de vida, a educação. Externo o meu pesar à família e ao reitor Augusto Rezende e a todos os colegas e alunos da Beth. Com certeza, Deus já a recebeu para o eterno descanso.

Eduardo Gomes – Senador e líder do governo no Congresso

Carlesse

Com muito pesar recebi, na manhã desta sexta-feira, 26, a triste notícia do falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo – Beth Toledo como era carinhosamente conhecida – pioneira na educação no Estado do Tocantins.

Apaixonada pela docência, Beth Toledo era servidora efetiva da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) há 19 anos, onde atualmente exercia o cargo de Diretora de Ensino da Universidade e era professora do curso de Serviço Social e da pós-graduação em Educação, Sociedade e Violência. Ela também pertencia ao quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) desde 1992 e lecionava na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas.

Nesse momento de pesar, suplico ao nosso eterno e bondoso Deus, que console os corações de seus familiares, alunos e amigos que, certamente, sentem a partida da professora Beth Toledo.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

PM

Foi com profundo pesar que fui informado do falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo, Beth Toledo, ocorrido nesta sexta-feira, 26.

Servidora estadual da Seduc e da Unitins, a amiga e professora Beth Toledo contribuiu com a formação profissional em diversos cursos da Polícia Militar na cidade de Palmas, ao longo dos anos, deixando como sua marca o poder da comunicação com classe e elegância para transmissão do conhecimento.

Rogamos a Deus para que conforte o coração de amigos e familiares neste momento de imensa dor e tristeza.

 

Palmas, 26 de junho de 2020.

 

Jaizon Veras Barbosa – CEL QOPM

Comandante-Geral da PMTO

CEE-TO

O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO) vem manifestar o mais profundo sentimento de consternação pelo falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo, avaliadora institucional e pioneira da educação tocantinense.

A Professora Beth Toledo deixa um legado de amizade, profissionalismo e dedicação à Educação básica e Superior do Tocantins.

O CEE/TO se solidariza com o sofrimento dos familiares, educadores e amigos. Uma perda irreparável para toda a sociedade tocantinense.

 

Robson Vila Nova Lopes

Presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins

SEDUC

NOTA DE PESAR

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Elizabeth Maria Lopes Tolêdo. Com quase 30 anos dedicados à educação tocantinense, a professora Beth Tolêdo, como era conhecida, foi pioneira na educação do Estado do Tocantins e fazia parte do quadro da educação desde 1992.

Na educação básica, atuou como diretora escolar no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas. Fazia parte do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO), além de atuar como avaliadora do ensino superior no Conselho Estadual de Educação (CEE-TO).

Pedagoga e mestre em Educação, Elisabeth era também servidora de carreira da Universidade do Tocantins (Unitins), onde atuava como diretora de Ensino e ajudou na formação de centenas de professores que, posteriormente, vieram a trabalhar na educação de crianças, jovens e adultos.

Por sua conduta ilibada e atuação brilhante nessas quase três décadas de educação, registramos aqui nossos mais profundos sentimentos pela partida de uma pessoa que tanto contribuiu com o nosso Estado. A todos os familiares, amigos e colegas de trabalho, nossa solidariedade e o desejo que a professora Beth seja recebida nos braços de Deus Pai.

Adriana da Costa Pereira Aguiar

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes