Foto – Fábio Almeida

O Ministério da Educação (MEC), realizou na última semana, o pagamento de R$100 mil, à Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Vicentinho Júnior (sem partido), o recurso contribuirá para a manutenção das atividades dos programas desenvolvidos pela Instituição. De acordo com Luiz Sinésio Silva Neto, coordenador da UMA, a emenda do deputado Vicentinho Júnior é bastante significativa. “Este recurso é de suma importância, pois garante o funcionamento das ações do programa nas cidades atendidas”, disse.

Vicentinho Júnior pontuou que o Brasil avançou muito no que tange o direito à educação das crianças e adolescentes, mas é preciso incentivar políticas públicas voltadas ao acesso à educação dos adultos. “Precisamos valorizar as pessoas da nossa terra, que tanto fizeram pelo nosso Estado, contribuindo com o desenvolvimento e possibilitando melhores condições de vida às novas gerações. Me alegro em saber que o nosso trabalho tem contribuído com o acesso à educação no Tocantins”, pontuou.

Implantada em 2006, a Universidade da Maturidade é um programa de extensão da UFT, que busca melhorar a qualidade de vida dos adultos e idosos por meio da graduação. Além dos novos conhecimentos voltados para a participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico, a proposta tem como foco trabalhar o envelhecer sadio, buscando melhor qualidade de vida e o resgate da cidadania.

Com 600 alunos matriculados nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Dianópolis, Tocantínia e Araguaína, a UMA atende adultos a partir de 45 anos. Com duração de 18 meses, os acadêmicos são graduados em educação política social do envelhecimento.

Fonte – Assessoria Vicentinho Jr.