O Tocantins tem quase 60 cidades com alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para baixa umidade relativa do ar. O aviso significa que os índices de umidade nestes municípios devem ficar entre 30% e 20%, menos da metade do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de 60%. A lista completa das cidades pode ser encontrada no site do Inmet.
O alerta vale para as regiões central e sul do estado. As maiores cidades afetadas são Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. As temperaturas máximas na região ficam entre 31ºC e 33ºC.
Na escala da Defesa Civil Estadual, o estado ainda é de ‘atenção’. O estado de alerta só é declarado quando a umidade fica entre 20% e 12%. Abaixo disso, já é considerado estado de emergência. A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.
Além do Tocantins, o alerta também é válido para partes do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Distrito Federal.