Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Situada a cerca de 535 km de Palmas, na região sudeste do Estado, Aurora do Tocantins completa nesta terça-feira, 29, 56 anos de emancipação política.
Conhecida por ter o menor rio da América Latina e o terceiro menor do mundo, a população estimada da cidade era de aproximadamente 3.523 habitantes em 2009, segundo o IBGE.
Além de ter o Rio Azuis, a cidade faz parte da região das Serras Gerais, onde podem ser encontradas diversas belezas naturais. Uma curiosidade sobre o município e que por conta de sua localização, a cidade é a única do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, por isso o nome Aurora.
Apesar de ser uma cidade pequena Aurora do Tocantins tem uma longa história, iniciada por volta de 1818, com a instalação da Fazenda Barreira da Cavalos.
Na cidade há também cerca de 200 cavernas catalogadas além de várias cachoeiras e dunas onde o turista pode aproveitar a natureza quase intocada.
Conheça um pouco mais sobre Aurora do Tocantins
Os pioneiros da região se fixaram na fazenda Barreira dos Cavalos, mais tarde denominada Sítio do Bonfim.
Outros colonos foram se instalando às margens do ribeirão Cana Brava, no local denominado Boqueirão. Posteriormente o povoado ficou conhecido como “Saco de Nosso Senhor do Bonfim”, por ser circundado de elevações rochosas e em homenagem ao santo padroeiro da região.
Com o crescente desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Taguatinga. Em 29 de outubro de 1963, o distrito foi elevado à categoria de município, com o nome de Aurora do Norte, e depois Aurora do Tocantins