Lucas Eurilio

Quase 40 presos e cinco servidores foram diagnosticados com Covid-19, durante uma testagem em massa na Unidade Penal de Araguacema, norte do Estado.

Segundo as informações da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), dos 49 reeducandos que cumprem pena no local, 39 testaram positivo. Todos estão em isolamento e sendo acompanhados. Os servidores foram afastados e também seguem isolados.

Em nota divulgada pela Seciju, o órgão por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciários e Prisionais, informou que foram detectados 39 casos de Covid-19 em custodiados da Unidade Penal de Araguacema e cinco servidores.

A Pasta esclareceu que todos os 39 positivados encontram-se isolados, medicados e estão sendo acompanhados por uma equipe médica; já os servidores estão afastados.

A Seciju reitera que tem tomado todas as medidas de prevenção à Covid-19 como: protocolos de limpeza, sanitização e desinfecção do ambiente carcerário; uso obrigatório de máscara pelos custodiados e servidores; triagem em servidores; suspensão das visitas presenciais, ocorrendo por meio de televisitas ou videochamadas; suspensão das atividades escolares e de assistência religiosa e de organizações da sociedade civil; suplementação alimentar, bem como suspensão de recebimento de novos presos, com a deflagração da 3ª etapa da 2ª temporada da Operação Lockdown.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos detentos e servidores.