Reforçando a programação do Setembro Amarelo, que faz um alerta quanto à prevenção ao suicídio em todo o País, a equipe do Centro de Saúde da Comunidade Isabel Auler, situado na Arno 23, promoverá nesta terça-feira, 10, a partir das 18h, palestras, rodas de conversas, auriculoterapia, testes rápidos e aula de Lian Gong para os usuários que são atendidos na unidade.
Durante a programação, os pacientes que fazem acompanhamento psicológico no Centro de Saúde vão trocar entre si receitas de bons hábitos que ajudam no tratamento da ansiedade e depressão.
A coordenadora técnica de referência da unidade, Daniela Bethânia Cintra, explica que pelo crescente número de casos de mortes por suicídio o Centro de Saúde buscou incluir na rotina de atendimentos palestras que falem sobre os cuidados e a prevenção deste mal que vem afetando a sociedade. “Falar em suicídio é muito difícil, inclusive havia uma recomendação de que não fosse falado sobre o assunto. Hoje é diferente. Precisamos falar sim, principalmente nos espaços de saúde. Por isso, temos buscado olhar os nossos usuários como um todo, prestando atenção inclusive ao que acontece à nossa volta”, relatou.
A coordenadora cita alguns fatores de risco com relação ao suicídio que são observados nos atendimentos, como depressão, transtornos mentais, alcoolismo, perda de emprego, crises financeiras, separação conjugal, doenças crônicas, depressão pós-parto e estresse pós-trauma.