Na manhã desta segunda-feira, 16, o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, recebeu do prefeito de Dianópolis, José Salomão, a escritura da área de 15.000m², localizada no Setor Industrial do município, e onde será construído o câmpus da Unitins. Até esta data, havia apenas um termo de doação do terreno.

A construção do câmpus trará estrutura adequada, com espaços melhores para alunos, professores e técnicos. “A gente fica muito contente por essa ação concreta e temos a certeza de que, em breve, edificaremos um câmpus nesta região. Apresentei para o prefeito que a empresa para fazer o projeto já foi licitada, e já está trabalhando.  Brevemente será convocada uma audiência pública, juntamente com a prefeitura, vereadores e comunidade acadêmica da Unitins para apresentarmos o projeto do câmpus e todo o cronograma de construção do prédio em Dianópolis”, adiantou o reitor.

Para a diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti, as expectativas são as melhores. “A comunidade acadêmica espera muito por essa sede própria.  Primeiro, porque ela vai trazer a identidade do nosso câmpus;  segundo, porque irá proporcionar uma estrutura adequada para que consigamos desenvolver melhor o  ensino, a pesquisa e a extensão. Essa construção trará muitos benefícios à nossa região. Alunos, professores e servidores técnico administrativos motivados e com um lugar nosso. Estamos todos ansiosos por essa estrutura”, disse.

Segundo o prefeito de Dianópolis, José Salomão, este momento ficará registrado na história de Dianópolis, sendo mais um importante passo dado para a classe estudantil.

 “A assinatura da escritura definitiva para a construção da sede própria do câmpus da Unitins tem um enorme significado no nosso município e contribuirá ainda mais para o nosso crescimento. É um marco não apenas para os dianopolinos, mas para toda a região, tendo em vista que a Universidade já atende universitários de vários municípios vizinhos”, arrematou.

História

A promessa de doação do terreno começou a se cumprir ainda em 2015, com a Lei Nº1307, que trazia a autorização da Câmara de Vereadores para a doação. Havendo um prazo de dois anos para o início das obras e sem a assinatura do Contrato de Doação, a instituição não conseguiu os recursos necessários para a construção, motivo pelo qual no ano de 2017 foi necessária uma nova autorização da Câmara e nova Lei da Prefeitura tratando da cessão (Lei N°1375/2017). Novamente sem a assinatura do Contrato de Doação, em 2019, foi necessária a renovação da autorização, dessa vez pela Lei Nº 1418.  A concretização da doação acontece agora, com a escrituração da área em nome da Unitins.