UPA Sul recebeu novos leitos de estabilização para pacientes com Covid-19 – Foto Semus

O alto número de pacientes acometidos pelo novo coronavírus na Capital fez com que a Secretaria da Saúde reestruturasse a UPA Sul. O planejamento prevê que ela passe a ser exclusiva para pacientes Covid como é o caso da UPA Norte. Desde domingo, 7, estão em operação mais nove leitos de estabilização na unidade, que somados aos 7 existentes, totalizam 16 em funcionamento. Esses nove leitos fazem parte dos 40 novos leitos anunciados pela Prefeitura de Palmas, sendo 33 para UPA Sul.

Na terça-feira, 9, a obra de expansão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) foi concluída e entregue à Secretaria da Saúde (Semus), que está tomando as providências para a instalação de 11 leitos de estabilização no local. A adequação prevê ainda que os serviços de urgência e emergência da referida UPA sejam remanejados para o prédio da Unidade Saúde da Família José Hermes, o que possibilitará a abertura de outros 13 leitos na UPA Sul, totalizando assim 33 novos leitos na unidade.

Com a entrega da obra, a Secretaria Municipal de Saúde está em processo de instalação dos equipamentos, bem como o dimensionamento dos recursos humanos necessários para o funcionamento dos leitos, com previsão para atender a comunidade nos próximos 15 dias.

O Município de Palmas dispõe atualmente de 50 leitos de estabilização, sendo 34 na UPA Norte e 16 na UPA Sul, preparados para manter os pacientes estáveis até que surjam vagas em leitos clínicos ou de Terapia Intensiva (UTIs) para os casos necessários. Com a implantação de mais 24 leitos na UPA Sul e 7 na UPA Norte, ao todo, o Município passará a ofertar 81 leitos de estabilização, todos com oxigênio produzido pelas duas usinas instaladas nas UPAs, contratadas pela Prefeitura.

Nas UPAs são mantidas equipes completas com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos, preparadas para monitorar e dar todo suporte necessário ao paciente 24 horas por dia.

Respiradores na UPA Sul auxiliam no tratamento de pacientes – Foto – Semus Palmas

UTI

A Prefeitura de Palmas dispõe de 10 leitos de UTI contratados na rede privada e na última segunda, 8, contratou outros 10 leitos de UTI. Destes últimos, cinco já estão recebendo pacientes transferidos das UPAs nesta terça, 9, e os cinco restantes até o próximo sábado, 13. Com isso, chega a 20 o número de leitos de UTI ofertados pelo Município.

USF José Hermes

Com a mudança, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes, no Setor Sul, receberá os pacientes de urgência e emergência, antes encaminhados para a UPA Sul. A comunidade atendida no José Hermes será assistida provisoriamente na USF Morada do Sol e, futuramente, será transferida para um imóvel que está em fase final de execução de obras. O novo espaço fica localizado em frente à USF José Hermes.

Esse novo espaço conta com 270 metros quadrados de área construída, adaptado para receber os serviços de atenção básica, com piso, forro, divisórias, iluminação, esquadrias, sistema elétrico, pintura, acabamento interno e externo.

Os serviços também estão sendo concluídos nesta terça-feira para que a Unidade José Hermes, localizada no setor, funcione para urgência e emergência não Covid-19.

Esse novo espaço conta com 270 metros quadrados de área construída, adaptado para receber os serviços de atenção básica – Foto – Semus

Fonte – Secom Palmas