O secretário Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, titular da pasta da Industria, Comércio e Serviços (Sics), determinou por meio de portaria pulicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa quarta-feira, 30, o uso obrigatório de máscara de proteção facial. A medida vale para os usuários internos e externos como medida de proteção contra a Covid-19.

Na publicação, é destacado como justificativa que há avanço do vírus da Covid-19, de suas mutações e aumento dos casos, de internações e de mortes, além da prevalência da circulação de ao menos quatro subvariantes da Ômicron.

O texto ainda cita a Nota de Recomendação nº 01/2022, expedida pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, em que recomenda manter as medidas de proteção a Covid-19 nos comércios, igrejas, departamentos de trabalho e outros locais com grandes concentrações de pessoas.

Variantes

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) detectou 15 amostras positivas para novas variantes da Covid-19 em circulação nos municípios de Aliança do Tocantins, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.