Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Os moradores de Palmas que fazem parte do grupo prioritário, vão ter que aguardar um pouco mais para se imunizar contra a meningite, isso porque não há previsão para que o Ministério da Saúde envie novas doses para o Tocantins. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apenas 300 doses foram recebidas.

Apenas na capital, cerca de 2 mil crianças faltam receber as doses e os postinhos de saúde ficaram lotados. O município recebeu as vacinas na segunda-feira, 23. No outro dia as doses acabaram.

A Semus informou também que há pelo menos três meses a distribuição da vacina está irregular.

Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a solicitação feita para o Ministério da Saúde (MS) foi de 25 mil doses, mas apenas 4,2 mil chegaram e foram distribuídas em todo o estado.

Meningite

A meningite é uma doença que afeta membranas que envolvem o cérebro. Existem três tipos: a viral, a bacteriana e a mais rara, a fúngica (através de fungos). Caso não seja tratada, a doença pode virar crônica e levar a morte.

A mais comum, é a viral e pode ser transmitida através de alimentos, água e objetos contaminados. A bacteriana é a mais grave e segundo especialistas fica mais grave quando atinge a corrente sanguínea e migra para o cérebro.

Os vírus são mais comuns e costumam aparecer entre o fim do verão e o começo do outono.

Respostas

Nossa equipe entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber se há previsão para o envio de uma nova remessa de doses para o Tocantins, mas até o momento, não obtivemos resposta.

Entramos em contato também com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) questionando se foram solicitadas novas doses. Em nota a Sesau informou que o Ministério da Saúde fez o repasse na última sexta-feira, 20, de 4.200 doses de vacinas contra a meningite. O estado do Tocantins solicitou 25 mil doses e recebeu 16.8% da remessa, e está aguardando para o mês de Agosto o restante do solicitado.

A SES informa ainda que serão distribuídas as doses proporcionalmente, aos municípios, de acordo com a necessidade de cada região

Já a Secretaria Municipal de Saúde, informou que não há previsão para Palmas receber novas doses.