Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Em entrevista após a entrega das caminhonetes aos municípios, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que as vacinas de meningite já estão sendo distribuídas e estarão em todos os postos de saúde de todo o país até o final de mês de julho.

A vacina contra a doença está escassa no Estado. Em Araguaína, alguns postinhos não tem a dose há mais de um mês. Já em Gurupi, o município recebeu apenas 50 vacinas, e o ideal são 500.

Nos últimos dias foram registrados quatro casos em Colinas. Três das vítimas são da mesma família e vivem no Bairro Santo Antônio, conhecido como Cacau. Elas se encontram internadas no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína. Uma delas possui apenas 12 anos, e aguarda uma vaga na UTI.

Segundo a Secretaria de Saúde de Araguaína, são necessárias 900 doses da vacina por mês. Em maio, chegaram 200. Já em junho, não teve reposição do estoque e em julho chegaram apenas 300 doses. Um posto de saúde informou que recebeu apenas 10 unidades nesse mês, e elas acabaram em apenas um dia.

O Ministério da Saúde recomenda que o bebê tome a primeira dose da vacina com três meses de vida. A segunda com cinco e o reforço com 12 meses.