Marcelle Lopes, de 17 anos, está desde já rindo… de nervoso. A menina fará o Enem pela segunda vez, mas dessa vez é para valer: em 2018, prestou a prova como treineira. O medo maior é de, na hora H, ter um bloqueio por nervosismo — receio mais do que normal para a situação. Mas há dicas que podem ajudar a minimizar esse risco.

— Eu estou estudando bastante para, na véspera, só dar uma olhada nas fórmulas e aproveitar o dia — aconselha a jovem, aluna do pré-vestibular pela internet ProEnem.

Especialistas apontam que cuidar da saúde mental é tão importante quanto estudar para a prova. Com formação específica em meditação, o professor de Física Thiago Narahari, do Colégio Bahiense, é responsável na escola por uma disciplina chamada Respiração e Mente, em que ensina técnicas de respiração, ioga, meditação, além de propor um diálogo sobre questões como respeito, estresse, depressão e respeito ao próximo.

— Um cérebro estressado não está pronto para o aprendizado ou para reproduzir o que aprendeu, ele não tem o mesmo desempenho que um cérebro saudável. Por isso, não adianta estudar tudo e, ao mesmo tempo, passar noites em claro, deixar a ansiedade a mil, não cuidar da autoestima ou da autoconfiança — aconselha Narahari.

Mesmo quem nunca meditou, por exemplo, pode começar a fazer isso este mês, segundo o professor, para manter a energia positiva. Para iniciantes, a sugestão é sentar-se com a coluna reta, com as pernas cruzadas em posição de chinês ou esticadas e, com uma postura confortável, colocar as palmas das mãos viradas para cima sobre o colo e fechar os olhos. Em seguida, é importante observar a respiração e o que vem à mente, sem fazer esforço e sem tentar controlar os pensamentos. Dez minutos já são o suficiente.

Exercícios físicos também são recomendados nestes últimos 30 dias, de acordo com Ricardo Pelizzari, professor de História do cursinho online Descomplica.

— Se você vai passar pela prova, levante-se e faça caminhadas leves de duas a três vezes por semana — sugere.

Caminhando e estudando

Quem não quiser parar de estudar para caminhar não precisa. É o que garante o professor Ricardo Pelizzari.

— Você pode aproveitar a caminhada para organizar seus pensamentos, planejar os próximos passos até a prova ou simplesmente esvaziar a mente. Mas também pode gravar seus próprios áudios explicativos dos conteúdos das disciplinas e ouvir enquanto se exercita. Ou recorrer a podcasts que tratam de temas da atualidade e que sempre podem cair na prova.

Narahari ainda chama atenção para dois aspectos importantes nesta reta final: o sono e a alimentação. Os candidatos devem definir um horário certo para dormir e ir para a cama até uma hora antes dele. Assim, podem rolar sem se preocupar tanto por não ter caído no sono. É fundamental deixar o celular fora desse cenário, porque ele diminui a qualidade do sono. Dormir bem é peça-chave para se manter relaxado e confiante.

Outra dica é sobre alimentação: adequar a própria rotina ao horário do Enem, principalmente por causa da refeição, é uma sugestão de diferentes professores. A prova começa às 13h, pelo horário de Brasília. Logo, o candidato provavelmente terá que almoçar em um horário com o qual não está acostumado.

Fonte: Extra Globo via Globo.com