Nesta segunda-feira, 16, a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) participou do lançamento da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – 2018 (Agrotins). Ao lado do governador, Marcelo Miranda (MDB), do Deputado Federal, Lázaro Botelho (PP), do Superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra e também de deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários e diversas lideranças, prestigiou a entrega de 94 tratores e implementos para os municípios. O recurso para a compra do maquinário agrícola foi adquirido por meio de articulação da Bancada Federal, especialmente do Deputado Lázaro.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa, a parlamentar considera de grande importância continuar desenvolvendo o agronegócio de maneira sustentável, preservando a fauna e a flora. “O Tocantins alcançou uma redução de 55% no desmatamento e é destaque na Amazônia Legal, provando que é possível produzir mais e manter o equilíbrio com a mãe natureza. Comemoramos a chegada dessas máquinas a cada cidade, sabendo que vão beneficiar fortemente a agricultura familiar”, declarou.

O deputado Lázaro Botelho parabenizou o Governo do Estado pelo lançamento da feira, considerada a maior do Norte do País e destacou o trabalho que vem realizando pela agricultura familiar. “Temos visitado os municípios, conversando com os prefeitos, agricultores e representantes do setor. Neste final de semana mesmo estivemos na região sul, uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins. Ouvimos as demandas e reforçamos o nosso trabalho em prol do desenvolvimento da agricultura tocantinense”, disse.

Segundo o governador, a feira é um importante fator de fortalecimento do agronegócio para o Estado e para o Brasil, e as expectativas para essa edição são as melhores. “É mais uma oportunidade para divulgar e transferir para o setor produtivo conhecimentos tecnológicos proporcionados pela pesquisa agropecuária e industrial”, ressaltou, lembrando que a Agrotins constitui oportunidade de atrair investidores e movimentar a economia.

Agrotins 2018

De acordo com informações do Governo do Estado a 18ª edição da Agrotins acontecerá 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional.  A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte. Em 2017, a Feira movimento mais R$ 650 milhões. A previsão é a de que este ano o número se mantenha.