Em alusão aos frutos, a receptividade dos moradores, o sol, as cachoeiras e a valorização do meio ambiente, foi lançada a marca turística do Destino Taquaruçu, que representará o Projeto, sendo incluída na comunicação visual dos empreendimentos de roteiros turísticos e produtos comercializados no Distrito. A identidade visual inclui um logotipo com cores e fontes. O evento aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), na noite de terça-feira, 30.
Durante o evento também aconteceu o seminário #DestinoTaquaruçu, onde foram apresentadas as novas estratégias de oferta e serviços turísticos de Taquaruçu, como modelos de aplicação da marca “Taquaruçu”, e demonstração de algumas atividades dos atrativos e empreendimentos, que constarão no roteiro turístico de Taquaruçu, tais como o Adaventure Circo Kacos, A corte dos Gigantes da Aldeia Taboca Grande, Vivência do empreendimento Pote de Ouro, Vivência do empreendimento Taquaruçu Garden e a cocada de babaçu do empreendimento Restaurante Sabor da Serra.
A consultora do Sebrae Tatiana Fernandez, que trabalhou todo o processo de formatação de produtos turísticos focados em inovação, capacitação profissional (incluindo técnicas de segurança) e marketing estratégico, fez a devolutiva dos trabalhos realizados com os empresários atendidos pelo projeto.
“Recebemos aqui um arcabouço de pesquisas realizadas anteriormente, sendo que, complementamos a esta a pesquisa do perfil de turistas que frequentam o Distrito, e com estes, trabalhamos a melhoria e formatação de produtos, e transformamos em negócios, com todos aqueles que se envolveram, direto ou indiretamente com o setor turístico da região. Agora é a hora de entregarmos todos esse trabalho, e dizer que Taquaruçu é um destino de qualidade, e que em breve será uma referência”, disse a consultora.
A analista do Sebrae Tocantins, Ana Flávia, uma das técnicas responsáveis pelo projeto destacou como a marca foi pensada estrategicamente para posicionar o destino turisticamente. “Quando falamos de Destino Turístico pensamos em elementos atrativos. A marca nos faz lembrar e acentuar tudo o que Taquaruçu tem de bom para oferecer ao turista e possibilita criar um interesse ainda maior pelo Distrito. Utilizamos como princípio dessa identidade visual a união dos pequenos negócios e características únicas da região. Tudo foi pensado para potencializar as vendas e os negócios”, explicou.
O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, ressalta a evolução do destino Taquaruçu. “Nesse processo de reestruturação do turismo tive a oportunidade de vivenciar uma evolução na qualidade, inovação e segurança da oferta, que me convence cada vez mais de que estamos contribuindo para a evolução econômica desse território. Da mesma forma, estamos ampliando a oferta de turismo do estado de Tocantins entregando um competitivo formato de produtos e serviços turísticos, prontos para compor roteiros integrados com variadas regiões do estado”, ressaltou o gestor.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-TO, Rogério Ramos, o envolvimento da comunidade local é a mola propulsora do sucesso do projeto. “Taquaruçu é uma região com uma natureza exuberante, mas precisava de uma atenção maior do poder público, e foi isso que Sebrae e a Prefeitura de Palmas fizeram com esse projeto, mas o engajamento e envolvimento de toda a comunidade foi fundamental para o sucesso do Destino Taquaruçu, e hoje temos uma marca forte desse destino, que vai favorecer muito a divulgação, e agora todos nós temos responsabilidade de divulgar essa marca para todo o Brasil”, destacou Ramos.
O empreendedor Wanderley Batista, que trabalha tanto com produtos e experiência turística, destacou a importância que o projeto teve na formatação do seu negócio. “Nossa família toda trabalha com algum tipo de artesanato, e tínhamos um sonho de conservar o trabalho do nosso pai, a nossa casa de adobe, mas nunca pensei que podia transformar tudo isso em um produto turístico de experiência. Foi com as consultorias que pude enxergar tudo isso, e está sendo uma experiência incrível, e maravilhoso está fazendo o que gostamos, e ainda ver como o turista se sente encantado com o trabalho”, disse.
Já o empreendedor Wertemberg Nunes destacou a importância do fortalecimento da governança para levar a diante todo o trabalho realizado até agora, e continuar os desafios de desenvolvimento do Destino Taquaruçu. “Estamos aqui também consolidando a governança de Taquaruçu, que é o resultado do poder público com a iniciativa privada, que só dessa forma, andando juntos poderão trazer o desenvolvimento para a nossa comunidade”, finalizou Nunes.
Projeto
O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos territórios de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista. Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.
Empreendimentos e Atrativos do roteiro Turístico de Taquaruçu e Taquaruçu Grande:
Empreendimento Padaria Pães e Delícias;
Atrativo Pote de Ouro;
Atrativo Cachoeira da Roncadeira;
Empreendimento Fazenda Ecológica;
Empreendimento Sabor da Serra ou Tempero Goiano;
Empreendimento Casa do Artesão e Loja Tudo Daqui;
Atrativo Tirolesa;
Cachoeira Taquaruçu;
Atrativo Aldeia Taboka Grande;
Empreendimento Vila dos Sabores;
Empreendimento Pousada das Flores;
Empreendimento Agência Café da Mata;
Empreendimento Vila dos Sabores;
Empreendimento Pousada Oriental.
Taquaruçu Grande
Empreendimento Estância Marina;
Empreendimento Chácara Garra;
Empreendimento Célia´s Restaurante e Estância Machado;
Empreendimento Chácara Parque Aventura e Cia;
Empreendimento Pousada Matuoca.
Fonte: Secom Palmas
_______________________________________________________________________