Um incidente com amônia em um frigorífico no setor industrial de Paraíso do Tocantins causou a necessidade de atendimento médico para pelo menos 20 funcionários, nesta quarta-feira, 24. O vazamento foi contido pela empresa e a situação foi normalizada.
O frigorífico Plena relatou que o vazamento de um “gás de refrigeração” foi controlado em cerca de 20 minutos. Todos os funcionários passam bem, com 15 deles em observação no hospital. A produção, interrompida durante a manhã, será retomada à tarde.
Os bombeiros foram acionados por volta de 8h30, quando algumas pessoas foram encontradas inconscientes. Além disso, alguns trabalhadores relataram ansiedade devido à sensação de formigamento na pele.
Após a chegada dos bombeiros, foi informado que o vazamento já havia sido controlado pela empresa. Durante o atendimento dos socorristas, não foi encontrado ninguém inconsciente.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), vinte pessoas foram atendidas pelo Hospital Regional de Paraíso, relatando contato com amônia. O estado de saúde delas não foi informado.
O vazamento ocorreu em uma bomba centrífuga de NH3, usada para refrigeração, conforme os bombeiros. Não houve vítimas graves e a situação no local foi normalizada.
A empresa destacou que, ao identificar o vazamento, sua equipe de segurança do trabalho prestou os primeiros atendimentos, acionou o Corpo de Bombeiros e controlou a situação em cerca de 20 minutos. Cerca de 15 pessoas foram atendidas e passam bem, estando em observação no hospital da cidade. Por medidas de segurança, a produção foi interrompida e será retomada à tarde.