O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante sua posse como 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA, em Washington, nesta quarta (20) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Joe Biden fez seu juramento como presidente nesta quarta-feira (20) e, logo depois, fez seu primeiro discurso já empossado. Em sua fala, ele pediu união aos cidadãos e celebrou a democracia.

Mas o discurso teve outros momentos. Ele lembrou de algumas lutas políticas no país, como as sufragistas e o movimento civil negro, ao mencionar Martin Luther King Jr.

Ele também fez uma defesa da democracia, ao lembrar que no dia 6 de janeiro houve uma tentativa de interromper a cerimônia de certificação de sua vitória eleitoral.

Veja abaixo 10 trechos de destaque do discurso de Biden:

 

União

 

“Para superar os desafios e restaurar a alma e garantir o futuro dos Estados Unidos é preciso mais do que palavras. Isso requer a coisa mais elusiva de todas em uma democracia: união.”

‘Guerra incivil’

 

Precisamos acabar com essa guerra incivil que coloca vermelho (cor do Partido Republicano) contra azul (cor do Partido Democrata), rural versus urbano, conservador versus liberal. Podemos fazer isso –se abrirmos nossas almas e não endurecermos nossos corações.”

Turba

 

“Aqui nós estamos, poucos dias depois de uma turba tumultuosa ter pensado que eles poderiam usar violência para silenciar a vontade do povo, para interromper o trabalho na nossa democracia, para nos forçar fora desse solo sagrado. Isso não aconteceu, isso nunca vai acontecer. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca.

Democracia prevaleceu

 

“Nesse momento, meus amigos, a democracia prevaleceu. Hoje celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa, a causa da democracia.”

Fatos manipulados

 

“Política não precisa ser um fogo violento que destrói tudo em seu caminho. Cada discordância não precisa ser causa para uma guerra total. E precisamos rejeitar a cultura em que os próprios fatos são manipulados ou mesmo fabricados.

 

Presidente de todos

“Eu prometo a vocês: serei um presidente para todos os americanos. E eu prometo que vou lutar tanto por aqueles que não me apoiaram como por aqueles que o fizeram.”

Supremacismo

 

“Nós precisamos confrontar a aparição do supremacismo branco e do terrorismo doméstico.”

 

Desafios

 

“Poucas pessoas na história da nossa nação foram mais desafiadas ou encontraram um momento mais desafiador ou difícil do que esse em que nós nos encontramos agora.”

Verdades e mentiras

 

“As semanas recentes e os meses recentes nos ensinaram uma lição dolorosa. Existe a verdade e há as mentiras.”

 

Kamala Harris

 

“Aqui estamos, olhando para a esplanada onde o doutor [Martin Luther] King falou de seu sonho. Aqui estamos, onde há 108 anos, em uma outra inauguração, milhares de manifestantes tentaram impedir mulheres corajosas de marchar pelo direito de votar. E hoje nós marcamos o juramento da primeira mulher na história americana eleita para o cargo executivo nacional, a vice-presidente Kamala Harris. Não me digam que as coisas não podem mudar.

Fonte: G1