Conteúdo Gazeta do Cerrado
O ocupação de leitos de UTI Covid segue preocupante e crescendo a cada dia. O Hospital Regional de Gurupi (HRG) está lotado, com todas as vagas ocupadas. Já no Bico, o Hospital Regional de Augustinópolis está com 60% da lotação comprometida. Os dados são do Integra Saúde, e foram atualizados na manhã desta sexta-feira, 14, às 08:47.
Já os leitos complementares, estão com a ocupação de no máximo 67%. Apenas o Palmas Medical está com todas as vagas livres.
UTIs em Palmas
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, por meio de ofício, solicitou ao governador Wanderlei Barbosa a reativação dos leitos clínicos para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 em Palmas. Cinthia já havia anunciado, na terça-feira, que faria a solicitação, com base em recomendação do COE-Covid-19 Palmas, diante do aumento expressivo de casos da doença na Capital, nas últimas semanas.
No ofício, a prefeita destaca que a Prefeitura de Palmas mantém a contratualização de 20 leitos de UTI, credenciados na rede privada de hospitais, habilitados pelo Ministério da Saúde e regulados pela Secretaria Estadual da Saúde. Isto quer dizer que os leitos são pagos parte com verba federal e parte com recursos próprios do Município, mas é o Governo do Estado que administra a ocupação desses leitos, ou seja, eles não atendem exclusivamente pacientes da Capital.