Os 133 anos a Proclamação da República são comemorados na terça-feira (15) e por ser um feriado nacional, o comércio em geral não deve funcionar. A maior parte dos serviços pode ter alteração nos horários de atendimento. Confira abaixo o que abre e fecha na capital:

Órgãos públicos

O Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas decretaram ponto facultativo para a véspera do feriado, na segunda-feira (14). Então as repartições públicas das administrações direta e indireta só vão retomar o atendimento na quarta-feira (16).

Segundo decreto publicado na quarta-feira (9) pelo Estado, os serviços considerados essenciais na área da saúde e segurança pública funcionarão normalmente. É o caso dos atendimentos móveis de urgência e hospitais, policiamento e atendimento em delegacias.

A Prefeitura de Palmas também vai manter os serviços essenciais e segundo decreto que determina o ponto facultativo na segunda-feira (14), Também não estão inclusos no decreto as unidades educacionais da Rede Municipal porque existe um calendário próprio para as aulas.

As cidades de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins também decretaram ponto facultativo na segunda-feira, nas mesmas condições dos decretos de Palmas do Governo.

Comércio em geral

O acordo coletivo que está em vigor até 2023, a abertura do comércio é proibida no feriado nacional. O documento que mostra todas as normas está no site da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio). Para acessar clique aqui.

Shoppings de Palmas

Na segunda-feira (14) os shoppings de Palmas vão abrir no horário normal. Mas na terça-feira, dia da Proclamação da República, haverá alteração. No Capim Dourado, as lojas e quiosques vão atender ao público das 11h às 14h. A praça de alimentação manter os horários de costume, das 10h às 22h. O Mercado e Cia, que fica no shopping, vai abrir das 9h às 20h e os cinemas vão obedecer a grade de filmes e programação.

No Palmas Shopping, as lojas terão atendimento das 11h às 22h na terça-feira (15) e a praça de alimentação será das 10h às 22h. O Quartetto Supermercados vai funcionar em horário normal, das 7h às 22h.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na segunda-feira o atendimento nas agências bancárias será normal. Mas os bancos não abrem no dia da Proclamação da República. O atendimento será retomado na quarta-feira (16) e até lá, a federação orienta que os clientes utilizem os canais de autoatendimento e internet banking.

Agências do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão abrir na segunda e terça-feira e o atendimento será retomado somente na quarta-feira (16). O INSS disponibiliza canal de atendimento online, que pode ser acessado aqui, além do telefone 135 para tirar dúvidas.