A OMS sugere o consumo de cerca de 5 porções de frutas por dia. O ideal é diversificar a dieta para obter benefícios variados
Da Redação
Uma dieta equilibrada consegue suprir os nutrientes que o corpo precisa, colaborando tanto para o bem-estar momentâneo como para a longevidade. Dentro de suas diretrizes alimentares, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere o consumo de ao menos 400 gramas de frutas por dia, o que equivale a cerca de 5 porções.
Mamão: saiba o que acontece com o corpo se você comer todo dia
Banana: saiba o que acontece com o corpo se você comer todo dia
Maçã: saiba o que acontece com o corpo se você comer a fruta todo dia
Pode comer abacate todo dia? Veja impactos de incluir a fruta na dieta
De acordo com a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, em Brasília, o ideal é incorporar várias frutas à dieta para que seus benefícios sejam complementares. “Devemos incluir opções no cardápio para garantir uma dieta equilibrada, a diversidade das frutas permite aproveitarmos os benefícios de cada uma”, aconselhou, em entrevista anterior ao Metrópoles.
O nutricionista Bruno Rua, que também atende em Brasília, lembra que as escolhas alimentares devem ser adequadas ao propósito individual, por isso é importante a orientação de um profissional da área de nutrição. “Não existem alimentos vilões, nem mocinhos. Na alimentação, precisamos entender como as opções combinam entre si, atendem aos nossos propósitos e se encaixam no nosso estilo de vida”, apontou, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Confira as melhores frutas para incluir na dieta diária:
A nutricionista Rayanne Marques indicou as 5 frutas que ela considera mais nutritivas para compor uma dieta diária.
1 – Maçã
De sabor suave e fácil digestão, a maçã contém potássio, fibras e compostos antioxidantes. Ela se encaixa no cardápio de forma versátil: pode ser colocada na bolsa para um lanche rápido ou usada no preparo de receitas mais elaboradas.
Entre os benefícios da ingestão, está a redução de peso, já que a maçã tem uma grande quantidade de fibras que geram saciedade. A pectina, uma fibra solúvel presente na fruta, também melhora a microbiota intestinal.
2 – Laranja
A laranja é uma fonte de fibras, vitaminas, flavonoides e betacaroteno.
Entre os benefícios da laranja, estão a melhora da imunidade e o combate ao envelhecimento precoce.
3 – Mamão
O mamão é uma uma ótima opção de fruta para se comer todos os dias. Ele possui altas concentrações de fibras, vitamina C, vitamina A e betacaroteno.
As fibras solúveis do mamão melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, por ser rico em vitamina K, ele colabora com a saúde dos ossos.
4 – Banana
A banana é uma poderosa fonte de energia, devido à frutose. Também é rica em magnésio, potássio e vitamina C.
5 – Goiaba
A goiaba é rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio.
A ingestão de goiaba todos os dias melhora a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes, e colabora com o controle do colesterol, facilitando a eliminação de gordura nas fezes.
Fonte: Metrópoles