O ano de 2019 ficou para trás e está quase na hora de retomar a rotina. Parte do planejamento para o novo ano é definir onde as crianças vão estudar. A partir das próximas semanas começa o período de renovação ou confirmação de matrículas em diversos municípios. Veja as datas e saiba o que precisa fazer.

Palmas

Na rede pública municipal de Palmas o período de renovação das matrículas já passou. Na próxima segunda-feira (6) começa o prazo da confirmação das matrículas e das transferências automáticas.

Os cadastros de alunos novatos e pedidos de transferência por interesse próprio começam no dia 9 e seguem até 14 de janeiro. A lista de classificação dos candidatos e efetivação das matriculas de novos alunos começa no dia 20.

É importante lembrar que esse processo é feito o Sistema Integrado de Matrículas (Simpalmas), onde estão disponíveis os documentos necessários.

Rede estadual

Nas escolas da rede estadual de ensino o processo de pré-matrícula de alunos novatos poderá ser feito entre os dias 13 e 17 de janeiro. A novidade deste ano é que os interessados poderão fazer a solicitação de pré-matrícula somente pela internet, através do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) ou por telefone.

Nos dias 20 e 21 de janeiro, após o período de pré-matrículas, acontece a alocação automática das solicitações registradas. A consulta do resultado poderá ser feita pelo site da Seduc ou por telefone. Depois, entre 22 e 24 do mesmo mês, será o prazo para efetivar a matrícula nas unidades escolares.

Araguaína

Nas escolas públicas de Araguaína, norte do Tocantins, o período de matrículas para alunos novatos será de 6 a 20 de janeiro. A prefeitura informou que vai disponibilizar 3,5 mil novas vagas para alunos na educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 5° ano.

Na zona rural, serão mais 800 novas vagas. A modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) terá mais 1 mil vagas. Para garantir a vaga para o ano letivo de 2020, os pais deverão realizar a matrícula diretamente nas escolas e creches da rede municipal.

Gurupi

Na rede municipal de Gurupi, na região sul do estado, a seleção dos alunos foi realizada ainda no fim de 2019. A efetivação de matrícula de novatos e alunos selecionados deve começar nesta quinta-feira (2) e segue até 15 de janeiro.

As matrículas poderão ser realizados nas secretarias das unidades educacionais, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A documentação necessária está disponível no site da prefeitura.

fonte: G1 TO