Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado

A pandemia do novo coronavírus está criando novos hábitos entre os passageiros e modificando a rotina dos funcionários nos aeroportos.

E em Palmas não é diferente.

De acordo com a Infraero todos os aeroportos estão sendo orientados quanto as medidas preventivas vindas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de frequente higienização das mãos com água e sabonete. Nesse sentido, a disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha nos demais terminais da Infraero estão sendo monitoradas.

É importante lembrar que associado a essas medidas, as pessoas devem utilizar o lenço descartável para limpeza do nariz; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirar e evitar ficar tocando no rosto.

A Infraero recomenda ainda que o uso de equipamentos de proteção individual, aos profissionais que realizam abordagem em meio de transporte com viajantes provenientes dos países com transmissão local, deve ocorrer com a utilização de máscara cirúrgica se não houver caso suspeito e utilização de máscara, avental, óculos de proteção e luvas, caso há casos suspeitos.

Também é recomendado que os passageiros de voos internacionais, agentes aeroportuários que atuam na conexão de voos internacionais ou operadores de proteção da aviação civil, utilizem máscaras cirúrgicas.

Para checar como está o status do voo (remarcações e cancelamentos) a Infraero pediu para que os passageiros entrem em contato direto com as companhias aéreas.

Só para lembrar, ontem em uma rede social, a senadora Kátia Abreu reclamou sobre os métodos do aeroporto de Palmas diante da pandemia do coronavírus. “ Inspeção no aeroporto de Palmas abre bolsinha de 5 cm que não cabe nem canivete. Um exagero desnecessário. Se solicitar pressa porque embarque está terminando piora ainda mais. Abuso de poder explícito. Se quer ajudar e tirar as coisas da mala se comportam com rispidez. Simpatia zero”, reclamou.

#Coronavírus
#NovoCoronavírus
#Covid19
#AeroportoDePalmas