Confira como serão os atendimentos
Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran) informa à população que, nesta segunda-feira, 23, terá expediente apenas interno para que sejam feitas as adequações, ao novo modelo de atendimento ao público, de forma a garantir, a maior segurança possível para todos, tanto os usuários, quanto os servidores.
Na terça-feira, 24, o atendimento presencial será retomado, mas somente mediante agendamento prévio. Os canais para o agendamento serão disponibilizados e divulgados a partir desta segunda-feira, 23.
O Detran reafirma que, todas as bancas examinadoras estão suspensas por tempo indeterminado, como também os trabalhos de vistoria dos veículos escolares.
Assim que estes serviços forem retomados, a população será devidamente comunicada pela direção do órgão através de seu site, de suas redes sociais e ainda através de comunicados distribuídos à imprensa.
Jucetins
A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) informa que, nesta segunda-feira, 23, a Unidade de Palmas terá expediente apenas interno para que sejam feitas as adequações ao novo modelo de atendimento ao público, de forma a garantir a maior segurança possível para todos, tanto aos usuários, quanto aos servidores.
Na terça-feira, 24, o atendimento presencial será retomado, mas somente mediante agendamento prévio. Os canais para o agendamento serão disponibilizados e divulgados a partir de hoje.
A Jucetins frisa que o Simplifica Tocantins (www.simplifica.to.gov.br) segue funcionando normalmente, onde o usuário, tendo o certificado digital, pode usufruir dos principais serviços desta autarquia, como abertura, alteração e fechamento de empresas.
É Pra Já
Nesta segunda e terça-feira as unidades de atendimento do É Pra Já adotam expediente interno para implantação de um novo sistema de atendimento para os serviços. O atendimento presencial fica suspenso nesta segunda e terça-feira, 23 e 24 de março. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas dentro das unidades, preservando a saúde e segurança de servidores e cidadãos.
O sistema está sendo construído pela Secretaria de Estado da Administração (Secad) em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e vai possibilitar que o cidadão realize o agendamento prévio do serviço que necessita e seja atendido em dia e hora marcada. Os canais para o agendamento serão disponibilizados e divulgados na quarta-feira, 25.
A medida atende às determinações do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que tem colocado em prática várias medidas que buscam a prevenção ao Novo Coronavírus, causador da Covid-19.
Ressaltamos que a emissão de boletos, declarações e outros serviços que já eram ofertados online continuam disponíveis no portal da Secad no endereço www.secad.to.gov.br. O È Pra Já também mantém um canal de atendimento por telefone, por meio dos números: 3414- 8957 (Araguaína), 3218-7370 (Palmas) ou 3312-2904 (Gurupi)
Procon Tocantins
Para evitar aglomeração de pessoas e a transmissibilidade do novo coronavírus (Covid-19) o Procon Tocantins informa que a partir desta segunda-feira, 23, os atendimentos presenciais ao público estarão suspensos. A medida se faz necessária após o Decreto nº 6.072, do governador Mauro Carlesse, declarando estado de calamidade pública no Tocantins afetado Covid-19.
O órgão estabelece e orienta que o consumidor realize o atendimento por meio da plataforma oficial de registro de reclamações www.consumidor.gov.br. Na mesma estão cadastradas todas as companhias aéreas, empresas de telefonia, instituições financeiras, concessionárias de energia (Energisa), entre outras.
“Esta plataforma é totalmente segura. O consumidor não precisa nem sair de casa para realizar sua reclamação. Ao acessar o consumidor.gov.br ele vai relatar o problema e a empresa vai enviar uma resposta com a possível solução da demanda”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
Atendimento Procon
Para atender as demandas dos consumidores relacionadas a fornecedores que não estão cadastrados no consumidor.gov.br, os 11 núcleos do Procon Tocantins vai receber temporariamente as reclamações por meio de e-mails e tirar dúvidas, assim como passar informações por telefone.
“Orientamos ainda que reclamações oriundas da prestação de serviços essenciais, como fornecimento de água e energia, deverão ser realizadas preferencialmente via contato telefônico com as empresas”, informou Viana.
Atendimentos por e-mail
Para realização dos atendimentos via e-mail, os consumidores deverão enviar os documentos pessoais (RG e CPF) escaneados, comprovantes de endereço, nota ou cupom fiscal. Assim como demais documentos que comprovem a denúncia. Também podem ser enviadas imagens dos mesmos.
O consumidor deve ainda mandar um texto relatando com detalhes toda sua reclamação. Todos os atendimentos por meio de e-mail ou telefone serão cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Denúncias
O setor de fiscalização de cada núcleo de atendimento vai funcionar das 8h às 18h, para atender denúncias realizadas por meio do Disque 151 ou Whats Denúncias (63) 99216-6840, além das ações de fiscalização e monitoramento. Também serão realizadas as pesquisas de preço dos produtos em supermercados, atacadistas e mercearias, postos de combustíveis, revendedores de gás e farmácias.
Atendimento interno
Todos os setores do Procon Tocantins nos 11 Núcleos de Atendimento irão funcionar das 8h às 14h em regime de escala de revezamento dos servidores. Aqueles que compõem o grupo de risco e os que não estiverem exercendo trabalho interno na escala de revezamento deverão adotar o trabalho remoto.
E-mails e telefones para atendimento
Núcleo Regional de Atendimento de Araguaína
E-mail: [email protected],
Telefones: (63) 3414-8333/3421-1027 e 4048
Núcleo Regional de Atendimento de Araguatins
E-mail: [email protected]
Telefones: (63) 3474-2600 e 2258
Núcleo Regional de Atendimento Colinas do Tocantins
E-mail: [email protected]
Telefone: (63)3476-5150
Núcleo Regional de Atendimento de Dianópolis
E-mail: [email protected]
Telefones:(63)3692-1745/1780 e 1789
Núcleo Regional de Atendimento de Guaraí
E-mail: [email protected]
Telefones: (63)3463-4577 e 1811
Núcleo Regional de Atendimento de Gurupi
E-mail: [email protected]
Telefone: (63)3312-2600 e 9180
Núcleo Regional de Atendimento de Palmas – Centro
E-mail: [email protected]
Telefone: (63)3218-6966
Núcleo Regional de Atendimento de Palmas – Taquaralto
E-mail: [email protected]
Telefones:(63) 3218-6980 e 6979
Núcleo Regional de Atendimento de Paraíso do Tocantins
E-mail: [email protected]
Telefones: (63) 3361-7604
Núcleo Regional de Atendimento de Porto Nacional
E-mail: [email protected]
Telefones: (63)3363-5918 e 5934
Núcleo Regional de Atendimento de Tocantinópolis
E-mail: [email protected]
Telefones: (63) 3471-3434/3435
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, informa que está suspendendo o atendimento presencial de qualquer natureza a partir deste segunda-feira, 23. A medida obedece o Decreto 6.072, de 21 de março de 2020, onde o governo do Tocantins decreta situação de calamidade púbica em todo o território tocantinense.
Por conta disso, a Distec ainda suspendeu por tempo indeterminado outros serviços relacionados às atividades técnicas no CBMTO, como o recebimento de processos físicos; vistorias e fiscalizações que não sejam de caráter emergencial; liberação de evento temporário de quaisquer natureza, e ainda todos os prazos para regularização de edificações e áreas de risco.
A Distec destaca que, também por conta do Decreto 6.072, e com a finalidade de trazer o mínimo de prejuízo à sociedade, ficam prorrogados até o dia 19 de junho, do corrente ano, a validade das certidões de regularidades de edificações e áreas de risco. As análises já protocoladas junto às Sestec’s serão realizadas e, caso haja necessidade, os analistas poderão entrar em contato via telefone ou e-mail com o responsável para dirimir qualquer dúvida.
Os protocolos de vistoria e dúvidas serão realizados pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (63) 3218-4716/3218-4746.
Colinas
[email protected], [email protected], (63) 3476-4283
Dianópolis
[email protected], [email protected], (63) 3692-1605
Araguaína
[email protected], (63) 3413-1988
Paraíso
[email protected], (63) 3602-1005
Gurupi
[email protected], (63) 3313-2604/3313-3322
Porto Nacional
[email protected], (63) 3363-1911
Araguatins[email protected], (63) 3474-2657
IGEPREV
Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), comunica aos seus segurados, aposentados e pensionistas, que a partir desta segunda-feira, 23, o atendimento ao público está suspenso na unidade de Palmas, até o próximo dia 15 de abril, sujeito a prorrogação.
Nas Unidades do É Pra Já em Araguaína e Gurupi, o horário de atendimento ao público segue as orientações da Secad.
O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, preservando a saúde e a segurança dos beneficiários do Igeprev, em especial, o público idoso.
A medida cautelar atende às determinações do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que tem colocado em prática várias medidas que buscam a prevenção ao novo Coronavírus, causador da Covid-19.
Em caso de solicitação de Pensão por Morte e Auxílio Funeral, esses serviços podem ser atendidos por agendamento, das 8 às 14h, por meio dos seguintes números: (63) 3218-3209 ou (63) 3218-7289.
Já os requerimentos que não precisem necessariamente de atendimento presencial, como antecipação do 13°, prorrogação de Pensão por Morte, dentre outros serviços, estes podem ser enviados por e-mail: [email protected] ou [email protected], devidamente assinados e digitalizados, conforme orientações contidas no item SERVIÇOS AO SEGURADO, localizado na aba esquerda do site do Instituto, devendo ser observado todos os documentos exigidos no check list, serão dispensados da autenticação em cartório.
O presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, “lembra que todos os serviços oferecidos pelo Instituto, no Portal do Segurado continuam disponíveis no site, no endereço: https://www.igeprev.to.gov.br/
Mais informações no 0800-647-0747 ou, ainda, no próprio site do Instituto.
BRK Ambiental
A BRK Ambiental, prestadora de serviços de água e esgoto em 47 municípios do Tocantins, segue adotando medidas e ações estruturadas com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e clientes por conta do avanço da Covid 19, o Corona vírus. Nesta segunda-feira, 23/3, em razão da suspensão do atendimento presencial nos prédios do Resolve Palmas, a concessionária dará início a uma modalidade de atendimento à distância, via Whatsapp, para todos os casos que antes eram exclusivos do atendimento presencial, que funcionária entre 7h e 19h, somente para os clientes de Palmas.
Portanto, os clientes que precisam dos serviços de Suspensão a pedido do cliente, Solicitação de nova ligação de água e esgoto, Negociação de débitos e Transferência de titularidade mediante religação, antes feitos somente presencialmente na agência, poderão a partir desta segunda, 23/3, solicitar o serviço enviando um SMS ou ainda uma mensagem por Whatsapp para o número (63) 98407-8548. Ao informar sua necessidade, um dos atendentes da BRK Ambiental irá retornar para o cliente dando continuidade ao atendimento.
“É importante destacar que os serviços que já eram feitos de forma remota, ou seja, sem atendimento presencial, a exemplo da emissão de segunda via ou consulta de débitos, continuam sendo feitos, 24h por dia, através do 0800 6440 195 e canais digitais”, destaca Ricardo Roth, gerente comercial da BRK Ambiental. Ele reforça que a adoção do atendimento via SMS e Whatsapp é exclusiva para os serviços que só eram oferecidos no atendimento presencial.
Demais serviços
A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente por telefone 0800 6440 195 ou pelos canais digitais. Em horário comercial, a página da BRK no Facebook (facebook.com/brk.ambiental) também realiza atendimentos e, assim como site, permite a emissão de segunda via das faturas: basta digitar a #2viabrk no chat e seguir as orientações.
Veja a lista de serviços que podem ser solicitados pelo SMS e Whatsapp (63) 98407-8548:
- Suspensão a pedido do cliente
- Solicitação de nova ligação de água e esgoto
- Negociação de débitos
- Transferência de titularidade mediante religação
Veja a lista de serviços que podem ser solicitados pelo 0800 6440 195 e Canais Digitais:
- 2ª via de conta
- Contas pagas
- Contas por e-mail
- Histórico de consumo
- Onde pagar sua conta
- Débito automático
- Estrutura tarifária
- Tabela de Serviços
- Laboratório Móvel
- Leitura Fácil
- Alterar ou visualizar dados cadastrais
- Adicionar ou remover imóveis
- Declaração anual de quitação
- Declaração negativa de débitos
- Notificar problema
- Troca de titularidade
Energisa
Diante do avanço da pandemia do vírus Covid-19, o novo coronavírus, a Energisa informa que fechará todas as suas agências comerciais a partir desta segunda-feira (23 de março), ao meio-dia, durante 15 dias, inicialmente. A medida, que tem como objetivo proteger colaboradores e clientes do risco de exposição à doença, será válida para os 11 estados onde a distribuidora atua: Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre.
Como alternativa, a empresa reforça os seus canais digitais de atendimento, bem como o call center, para atender seus cerca de 7,8 milhões de clientes espalhados por todo o país. A orientação é que a população solicite serviços a qualquer momento e sem sair de casa, evitando aglomerações e economizando tempo.
Opções incluem site, app e atendente pelo WhatsApp
Por meio da Gisa – atendimento via WhatsApp -, do aplicativo Energisa On e do site www.energisa.com.br, a Energisa oferece boa parte dos serviços encontrados nas agências comerciais em poucos segundos, sem filas e com mais praticidade e segurança.
Com a Gisa, os clientes podem solicitar serviços e informações pelo WhatsApp (63 9 9222-6664), como emissão da segunda via da conta, mudança de titularidade e pedido de religação, além de se informar sobre pagamento, verificar histórico de consumo e solicitar o parcelamento de faturas.
A assistente está disponível 24 horas: basta informar a opção de serviço desejada e enviar para prosseguir com o atendimento. Vale lembrar que ao falar com a Gisa, é fundamental ter em mãos o número do CPF ou da Unidade Consumidora (UC) presente na conta de luz, para clientes residenciais, ou CNPJ, no caso de empresas.
Essas mesmas informações são necessárias para os outros canais digitais: o site www.energisa.com.br e o aplicativo para smartphones Energisa On, disponível nas principais lojas virtuais, nos quais os clientes também podem realizar as mesmas solicitações.
Sobre a Energisa
Com 115 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 16,9 bilhões (ano 2019), o Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar aproximadamente 19 mil empregos diretos e indiretos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energias renováveis (Alsol).
Fontes: Ascom Detran/Ascom Jucetins/ Ascom Procon/ Ascom Secad/Ascom Corpo de Bombeiros/Igeprev/Energisa/BRK Ambiental
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