Esse chá contém cafeína e ajuda a melhorar o estado de alerta, repercutindo na memória e atenção. Bem como na saúde cerebral
Se você sente que a performance da sua memória caiu em relação a outras fases de sua vida, talvez seja a hora de investigar a causa. Alguns fatores, como estresse, ansiedade, depressão, privação de sono crônica, medicamentos, dieta inadequada, doenças neurodegenerativas e envelhecimento, podem afetar a parte cognitiva do órgão, influenciando, por consequência, o funcionamento da memória.
Se você ainda não consegue identificar a causa, mas busca alguma substância saudável que possa influenciar positivamente, eis uma boa pedida: o chá verde.
A bebida contém cafeína e ajuda a melhorar o estado de alerta, repercutindo também na fixação, memória e atenção. Produzida a partir da Camellia sinensis, é rica em antioxidantes, aminoácidos e vitaminas como B, E, C, além de cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.
Uma pesquisa publicada em 2017 revelou que os efeitos benéficos do chá verde não são atribuídos apenas a uma substância, mas sim pela combinação da cafeína com a L-teanina.
A L-teanina é um aminoácido encontrado principalmente em alimentos de fontes vegetais, a exemplo do chá verde e cogumelos. A substância é conhecida pelos seus efeitos positivos no foco e na atenção, no sono reparador e na proteção do cérebro contra os danos oxidativos.
Nutricionista cita os benefícios de consumir chá verde
No entanto, ainda que a substância seja considerada saudável, esse tipo de chá não pode ser consumido em excesso, principalmente por seus efeitos estimulantes. Para indivíduos que sofrem de enxaquecas ou de doenças hepáticas, o chá verde deve ser evitado.
Para indivíduos saudáveis, doses moderadas podem contribuir contra o envelhecimento precoce, retenção de líquidos e até no controle do colesterol, devido a todos os nutrientes presentes nele. Além disso, consumi-lo pela manhã irá colaborar com a disposição, foco e atenção.
(Fonte: Metrópoles)