Na sexta-feira (9/12) foi definida a primeira semifinal da Copa do Mundo do Catar. Com dois jogos decididos na penalidade, Croácia e Argentina superaram Brasil e Holanda, respectivamente, e avançaram para a próxima fase.
Já no sábado (10/12), foi a vez de Marrocos e França se classificarem para a semifinal, passando por Portugal e Inglaterra.
Croácia
Os gols da partida só vieram na prorrogação. Aos 15 minutos da primeira etapa, Neymar dentro da área recebeu passe de Lucas Paquetá, fugiu do goleiro croata e fez 1 x 0. O time brasileiro voltou para o segundo tempo da prorrogação com uma equipe mais “descansada”, e aos 11 minutos, os croatas conseguiram buscar o empate. Assim encaminharam o jogo para os pênaltis.
Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4 x 2. Os croatas não perderam uma cobrança. Vlasic, Majer, Modric e Orsic foram os responsáveis pela classificação.
A Croácia volta a campo na terça-feira (13/12), às 16h, no estádio Lusail. O duelo será contra a Argentina.
Argentina
Em um jogo de poucos espaços, com ambas equipes pressionando para abrir o placar, a Argentina balançou as redes aos 35 minutos do primeiro tempo, com Molina.
No segundo tempo, Lionel Messi cobrou pênalti e aumentou a vantagem. Com o jogo praticamente garantido para a Argentina, os holandeses não abriram mão da disputa e começaram a pressionar mais ainda os albicelestes.
Aos 38 minutos do segundo tempo, Weghorst recebeu um cruzamento dentro da área e estufou a rede após cabecear a bola. Os holandeses não desistiram e empataram o jogo no último minuto de acréscimos, novamente com Weghorst.
Nos pênaltis, os hermanos se classificaram para a próxima fase depois de vencer por 4 x 3, com uma brilhante atuação do goleiro Martínez. Das cinco cobranças batidas pelos argentinos, o único que desperdiçou foi o jovem Enzo Fernández.
Messi, Paredes, Montiel e Lautaro Martínez converteram as cobranças e deram seguimento para o sonho de Lionel Messi sair vitorioso de sua última Copa do Mundo.
Marrocos
Com a sua melhor campanha em todas as Copas presentes, Marrocos se tornou a primeira seleção africana a chegar à semifinal da competição.
En-Nesyri foi o autor do gol contra a seleção de Portugal. Nesyri aproveitou a falha na saída do goleiro Bounou, subiu muito bem dentro da área e colocou a seleção marroquina à frente.
Apesar da pressão portuguesa no segundo tempo, Marrocos manteve a vantagem e conquistou um feito inédito de todas as Seleções africanas, ao vencer Portugal e se classificar para a semifinal da Copa do Mundo.
França
Atual campeã, a França foi a última seleção classificada para a semifinal. Em duelo contra a Inglaterra, os franceses venceram por 2 x 1, em um jogo movimentado, apitado pelo brasileiro Wilton Pereira Sampaio, e garantiram a vaga na próxima fase. Tchouaméni e Girou marcaram os gols da França, enquanto Harry Kane descontou, de pênalti.
Marrocos e França jogam na quarta-feira (14/12), às 16h.