Foto – TV Anhanguera

O comércio de bebidas no Tocantins está fechando o ano com alta de vendas. Mesmo com a queda registrada nos primeiros meses da pandemia, o setor se recuperou nos últimos meses e vendeu 7% a mais do que em 2019, de acordo com a Associação de Distribuidores e Atacadistas do Tocantins.

Se esperava uma recuperação ainda maior, entre os meses de outubro e dezembro, a alta de 32% no comércio. Mas a previsão foi frustrada por causa da falta de matéria-prima.

Pedidos não chegaram às mãos dos distribuidores por dificuldades na produção. “A falta de embalagens, garrafas, pet, nas indústrias para poder produzir, têm faltado muito. A gente estava esperando uma falta maior ainda”, explicou o presidente da associação, Luiz Antônio Lopes.

No entanto, a expectativa dos comerciantes é alavancar ainda mais as vendas com o Réveillon e as festas de fim de ano. “A minha expectativa é que de agora até a virada do ano, há um aumento significativo das vendas de bebida, em torno de 30% a mais em relação ao mesmo período dos outros meses”, enfatizou o empresário Charles Humberto.

No Tocantins, segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2019, 21,4% da população adulta afirmou que bebia semanalmente. Conforme os dados, esse foi o maior percentual registrado em toda a região norte do país.

Os números dão otimismo ao comerciante Geovani Vaitz Vicente. Ele inaugurou nessa semana uma loja com comércio de chopp e adega. O empresário já tinha uma distribuidora e está ampliando os investimentos no setor.

“Para o ramo de bebidas, foi um ano bom, para quem trabalha com distribuição. Como teve um aumento grande no consumo de determinadas bebidas, como vinho e espumante, nós resolvemos investir mais ainda”.

Fonte – TV Anhanguera via G1 TO