Foto – Divulgação

Lucas Eurilio

O vereador de Araguaína, Marcos Duarte que protagonizou cenas homofóbicas durante um discurso na Câmara Municipal com os colegas e também vereadores Ygor Cortez e Sargento Jorge,  divulgou uma nota nesta quinta-feira, 27, informando que soube da intimação do para depor no Ministério Público do Tocantins (MPTO) através da imprensa. (Veja na íntegra no final da reportagem).

Leia sobre o assunto – Viralizou nas redes! Vereador baixa o nível na tribuna e é acusado de homofobia

Marcos afirma que por não ter sido notificado em tempo hábil, não vai participar da audiência marcada para esta quinta-feira.

Leia também – Polêmica em Araguaína: Vereadores repudiam história de amor entre dois homens divulgada pela Prefeitura e episódio gera repercussão

Entretando, um documento ao qual a Gazeta do Cerrado teve acesso, mostra que o vereador foi notificado sobre a audiência ainda na segunda-feira, 24, às 11h, ou seja, há três dias atrás. (Veja abaixo).

O documento é assinado pelo promotor de Justiça, Airton Amilcar Machado Momo. Na notificação é solicitado o ingresso do parlamentar em uma sala de reunião, de acesso remoto “pelo aparelho do interessado, ou caso queira, poderá fazer o uso de uma sala especial na sede da Promotoria de Justiça de Araguaína”.

Confira aqui a notificação

Nossa equipe entrou em contato com o Ministério Público do Tocantins (MPTO) para saber quais serão os procedimentos adotados, a partir de agora, já que mesmo notificado o vereador decidiu não comparecer.

Veja nota do vereador na íntegra

o vereador Marcos Duarte informa que só soube dessa “intimação” por meio da imprensa na manhã desta quinta-feira (27) e que não irá participar desta audiência, tendo em vista que não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público, em tempo hábil.

Marcos Duarte frisa que estranha o fato da imprensa ser informada pelo Ministério Público dos atos desta ação antes mesmo delebser notificado, considerando que o mesmo é parte interessada.

O vereador Marcos Duarte refirma seu posicionamento e ressalta que irá continuar denunciando e criticando qualquer tipo de ideologia de gênero e ativismo LGBTQIA+ praticados por órgãos públicos.

O vereador Marcos Duarte ressalta ainda que não cometeu crime de homofobia, mas sim exerceu seu direito constitucional de se expressar.

Leia também

Investigados por crime de homofobia, vereadores de Araguaína serão interrogados pelo MP

Vereadores de Araguaína serão investigados por discurso homofóbico