Os vereadores de Goiatins, no norte do Tocantins, aprovaram nesta segunda-feira (20) um projeto que reduz os próprios salários, elimina o 13º salário e retira o pagamento de férias remuneradas. A iniciativa foi apresentada como uma medida de contenção de gastos e demonstração de compromisso com a boa gestão pública.
Redução salarial
Com a decisão, os salários dos vereadores passarão de R$ 9.500,00, valor aprovado na legislatura anterior, para R$ 8.000,00, representando uma redução de cerca de 16%. A mudança já entra em vigor neste mês.
Motivação da medida
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador César Oliveira (MDB), a decisão foi tomada com base na necessidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que exige o equilíbrio financeiro das contas públicas.
“A redução dos salários e a renúncia de outros benefícios mostram nosso compromisso com a transparência e a gestão eficiente dos recursos públicos. Estamos cientes da importância de ajustes para garantir a sustentabilidade financeira do município”, destacou o presidente.
Composição da Câmara
A Câmara Municipal de Goiatins é composta por nove vereadores eleitos nas eleições de 2024:
- Mosquitim do Povo (PDT)
- César Oliveira (MDB)
- Murillo Alencar (Republicanos)
- Modeba da Van (Solidariedade)
- Rubens Araújo (Republicanos)
- Reginaldo Menezes (MDB)
- Josieides Soares (Solidariedade)
- Biúla (PDT)
- Enfermeira Lilian Maria (Republicanos)
Todos os parlamentares apoiaram a iniciativa, reforçando o compromisso conjunto com a austeridade fiscal e a responsabilidade administrativa.
Confira a mensagem do presidente da Câmara de Goiatins.
“Mensagem à Comunidade de Goiatins e Tocantins
Caros munícipes,
Hoje, venho a público comunicar uma decisão que, embora possa surpreender, reflete o compromisso contínuo com a transparência, a responsabilidade fiscal e a proximidade com os desafios enfrentados por nossa comunidade de Goiatins.
Após cuidadosa reflexão, através da Resolução 01/2025, alteramos a resolução 02/2024 e tomamos a decisão de reduzir os nossos próprios salários e renunciar o recebimento do decimo terceiro salário. Esta medida visa, acima de tudo, demonstrar que todos, sem exceção, devem estar alinhados com as necessidades do momento, principalmente em tempos de dificuldades econômicas e desafios financeiros.
A redução dos nossos subsídios e renúncia do 13º (decimo terceiro) salário é, para nós, um símbolo de responsabilidade e de liderança pelo exemplo, pois acreditamos que é preciso estar disposto a fazer sacrifícios para garantir a sustentabilidade dos serviços essenciais à população. Não podemos exigir da sociedade o que não somos capazes de fazer por nós mesmos.
Esta ação está em sintonia com os nossos esforços contínuos para otimizar recursos e melhorar a gestão pública, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida de todos.
Reafirmo o meu compromisso de trabalhar de forma dedicada, com ética e transparência, para continuar a fazer a diferença na vida dos nossos cidadãos.
Agradeço, como sempre, pela confiança que me foi depositada e pela compreensão de todos. Juntos, seguiremos construindo um município mais justo e próspero para todos.
Atenciosamente,
César Oliveira | Presidente da Câmara Municipal de Goiatins
Gestão: 2025/2026 – Trabalho e transparência”