O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, esteve no Câmpus Palmas acompanhando a abertura dos portões e recepcionando os primeiros candidatos, às 12h30. Em seguida o reitor se dirigiu à região Sudeste do Estado para acompanhar a aplicação das provas no Câmpus Dianópolis.
“Saúde em primeiro lugar, para quem vem fazer a prova e para a nossa equipe de trabalho. Todos precisam ser bem cuidados. Todas as salas onde as provas serão aplicadas foram sanitizadas, todos os fiscais usando máscaras e protetor facial, álcool 70º para todos e somente 50% de ocupação em cada sala. Isso aumentou o custo operacional do vestibular, mas a Unitins se preparou e se planejou para esse aumento. Acreditamos no sucesso. Temos limites, temos falhas, e também temos a certeza que podemos melhorar. E a sociedade inteira entende o que a Unitins e o Governo do Estado estão fazendo”, destacou o reitor.
Ana Maria de Morais, que é formada em Gestão Pública, se inscreveu para o curso de Direito, e chegou com muita antecedência no Câmpus Palmas. Serena, ela se mostrou confiante para esse desafio. Sobre a escolha pela Unitins, ela respondeu que “a Unitins tem um conceito muito bom junto ao MEC [referindo ao Conceito 4 no Enade]. E todos nós palmenses sempre visamos a Unitins ou a UFT. E estou bem tranquila para fazer essa prova”.
Os candidatos fizeram provas de conhecimentos específicos que serão divididas em duas grandes áreas: conhecimentos específicos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, contendo 30 questões; e conhecimentos específicos em Linguagens, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Códigos e suas Tecnologias, com 20 questões. No total, são 50 questões, além da Redação.
Ao término da prova, o candidato Alberto Pereira Silva Costa, que concorreu a uma das vagas para cursar Engenharia Agronômica, se declarou bastante entusiasmado. “Acho que eu fui bem na prova. Eu pesquisei bastante sobre a Unitins, que é considerada uma das melhores e o curso de Engenharia Agronômica é a graduação que eu quero estudar. Então, está tudo certo”, afirmou.
Após o encerramento das provas reitor falou sobre o sucesso do certame e ressaltou a determinação do Governo do Estado e da Unitins em realizar esse vestibular presencial, desafiador, no meio de semana, conseguindo mobilizar equipes, estruturas, e os candidatos que estiveram presente.
“Tivemos pouco mais de 15% de abstenção e, comparado à abstenção do Enem, de 58%, mostra a tamanha credibilidade da Unitins e do Governo do Estado em relação ao ensino superior. Quero agradecer imensamente a toda a Comissão Organizadora do Vestibular, todos os servidores e colaboradores temporários que trabalharam na realização desse certame e, principalmente, a disposição dos candidatos que seguiram todos os protocolos sugeridos sem nenhuma intercorrência. Gratidão mesmo a todos”, declarou Augusto Rezende.
Os candidatos já podem conferir o gabarito preliminar aqui. A divulgação do resultado final dos aprovados no certame está prevista para o dia 09 de fevereiro e o início das aulas dos aprovados dia 18 de fevereiro. O Edital, cronograma e demais informações sobre o Vestibular 2021/1 estão disponíveis no Portal da Unitins. Todos os cursos da Unitins são presenciais e gratuitos.