Veterinários da Adapec foram vacinados contra a Covid em Colinas do Tocantins – Foto – Divulgação CRMV

Lucas Eurilio

Os idosos são parte do grupo prioritário na “megaimunização” que acontece contra a Covid-19 em todo o Brasil e no Tocantins não é diferente.

Algumas cidades já podem ou já retiraram a terceira remessa de doses que chegaram ao Estado nesta quarta-feira, 10. As vacinas estão disponíveis para retirada a partir desta quinta-feira 11, nos pontos de distribuição.

Apesar de nossos anciãos estarem prioritariamente no início da fila, em Colinas do Tocantins, região norte do TO, veterinários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapec-TO), receberam a imunização no último dia 9/2.

A informação e as imagens dos veterinários foram divulgadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) . Os profissionais de saúde foram vacinados com a AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

O caso tem ganhado uma repercussão negativa em vários sites e nas redes sociais. Muitos acusam o município de deixar os veterinários “furarem a fila”, mas a Prefeitura afirmou em nota que todos os profissionais da linha de frente já foram vacinados contra a Covid e que por isso, as doses ficaram disponíveis, podendo imunizar assim profissionais de outras áreas da linha de frente. (Veja nota na íntegra mais abaixo). 

O CRMV também esclareceu que os médicos-veterinários tem direito à vacinação por fazerem parte do grupo prioritário. Explicou ainda que cabe a cada cidade decidir em momento vai vacinar estes profissionais. (Confira abaixo).

Já a Adapec informou que não tinha conhecimento da vacinação dos profissionais até a divulgação pela imprensa. Disse também que mesmo a categoria estando dentro dos grupos prioritários, conforme Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde (MS), de 18 de janeiro de 2021, a Agência respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS). (Na íntegra no final da matéria).

Foto – CRMV/Divulgação

Nota Colinas do Tocantins

Prefeitura de Colinas do Tocantins informou que todos os profissionais da linha de frente da Covid-19, do município, já foram vacinados. Disse que a cidade recebeu 447 doses da 1ª fase e desse total, dez foram para idosos institucionalizados. Como os profissionais da linha de frente já foram todos imunizados, conforme disponibilidade de doses, foi possível contemplar outros profissionais da rede de saúde, pública e privada.

Conforme a prefeitura, a Central de Imunização segue como orientação, o plano do Ministério da Saúde (MS), que deixa claro no anexo I, página 26, que outros profissionais da saúde podem ser vacinados, como terapeutas, nutricionistas, odontólogos e médico veterinário, como é o caso dos atuantes na Adapec, que no município possui apenas cinco profissionais, disse.

Afirmou também que o veterinário é considerado profissional da saúde, pela Resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde, de 08 de outubro de 1998.

A Central de Imunização realiza a vacinação, tanto com orientações do plano Ministério da Saúde, Governo do Estado e do Plano Municipal de Vacinação do Covid, e a Secretaria de Saúde do Estado, está a par da imunização do nosso município”

Nesta semana, a prefeitura irá receber doses destinadas aos idosos, contemplados na segunda fase da vacinação, conforme faixa etária estabelecida, pelo Ministério da Saúde, e seguirá plano conforme os critérios, 

Nota CRMV

O Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins vem esclarecer que os médicos-veterinários são profissionais da saúde e por isso também têm direito a vacinação prioritária, cabendo a cada município decidir em que momento estes profissionais serão imunizados contra a Covid-19, dentro da primeira fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

A escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 reafirma no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, datado de 18/01/2021, no seu Anexo 1 (página 26), a necessidade da vacinação do médico-veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Destaca-se também que desde 10 de outubro de 1998, através da Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde, é assegurado aos médicos veterinários acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo vacinação, pois são considerados profissionais da saúde.

A vacinação de médicos-veterinários vem acontecendo em todo o território nacional e em alguns municípios tocantinenses, o que deixa a Diretoria deste Conselho orgulhosa da ação dos gestores da saúde, que têm feito nada mais do que cumprir a legislação, garantindo o que é de direito a estes profissionais.
Para auxiliar neste processo de conscientização da vacinação prioritária dos médicos-veterinários, o Conselho Regional oficiou Secretaria Estadual de Saúde e municípios tocantinenses, além de realizar reuniões com representantes de Secretarias Municipais de Saúde.

O CRMV Tocantins se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento sobre o tema e repudia todo serviço de desinformação da imprensa regional e nacional, que insiste em desmerecer o direito destes respeitados profissionais da saúde.

Nota Adapec

A Adapec afirmou “que não tinha conhecimento da vacinação de cinco médicos veterinários no município de Colinas do Tocantins, até ser veiculado na imprensa”. Informou ainda que, mesmo a categoria estando dentro dos grupos prioritários, conforme Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde (MS), de 18 de janeiro de 2021, a Agência respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), onde primeiro consta os idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas.