Lucas Eurilio -Gazeta do Cerrado
Uma imagem divulgada nas redes sociais mostra uma viatura da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), transportando três homens com passagem pela polícia na carroceria e embaixo de chuva, em Paraíso do Tocantins, região central do Estado. Eles não tiveram o nome divulgado.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que conduzir, transportar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.
Além disso, o transporte irregular é considerada uma infração grave. O condutor pode pagar multa e ter o veículo apreendido. O caso foi registrado no último dia 18.
Nossa equipe entrou em contato com a Polícia Militar questionando o porquê dos suspeitos estarem sendo transportados de baixo de chuva na carroceria da viatura. (Confira a nota no final da matéria).
Em nota a PM disse que fazia um patrulhamento quando avistou os três homens em um veículo. Durante um pedido para que parassem, a PM disse que o motorista do carro e tentou fugir da abordagem em alta velocidade e chegou a subir em um canteiro.
A PM informou ainda que no momento em que os suspeitos foram detidos, uma chuva começou na cidade e a PM optou em terminar a condução dos suspeitos para uma delegacia.
Confira a nota na íntegra:
Por volta das 14h30 do dia 18/12, a PM fazia patrulhamento pela avenida Transbrasiliana na altura do hotel Fernandes quando foi avistado um Renault Sandero, placa JIO-1344 de Santa Fé do Araguaia – TO, de cor preta, o qual fez trevo na BR153 subindo pela contramão de direção sentido Palmas.
Devido a infração, foi dada ordem de parada e o veículo tentou fugir da abordagem policial, onde atravessou a cidade em alta velocidade e realizando direção perigosa. A PM realizou acompanhamento, e com apoio de uma viatura, na rotatória do DNIT foi realizada a abordagem que resultou na apreensão do referido veículo, por estar em desacordo com o CTB.
Havia três ocupantes no veículo, onde o condutor foi conduzido para Delegacia por direção perigosa e desobediência, onde foi realizado o TCO. Após consulta, verificou-se que os ocupantes do veículo tinham passagens, e um estava no regime semiaberto.
Ainda havia suspeição de cometimento de furtos de motos na cidade de Paraíso, sendo necessário conduzi-los pra delegacia para terminar os levantamentos sobre impedimentos judiciais. No início do transporte dos conduzidos para a delegacia começou uma forte chuva, onde se optou em terminar a condução para os procedimentos, pois era a opção mais segura para os conduzidos e para as equipes policiais.