O deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), articula junto ao Congresso Nacional a criação da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (FPBrC). A iniciativa, de caráter suprapartidário, visa consolidar, no parlamento, a defesa dos interesses das sete Unidades da Federação consorciadas de modo que traga maior desenvolvimento ao País.

Vicentinho Júnior destacou que “com atuação em diversas áreas, frequentemente o BrC precisa da validação dos parlamentares para executar suas ações. Paralelo a esta demanda, as frentes parlamentares têm sido fundamentais para efetivação e articulação do Congresso Nacional em torno de um tema de interesse comum”.

Consórcio

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), é uma associação formada por sete unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Criado em 2015, o BrC atua em pontos estratégicos, com ações complementares aos governos e iniciativa privada, de modo que  amplia os resultados produzindo transformações concretas, especialmente entre os diferentes níveis federativos. Este ano, o grupo é presidido pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha.

Frente Parlamentar

Para ser instalada na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (FPBrC), precisa da adesão de 171 deputados federais e 27 senadores. Somados, estes Estados contam com 75 deputados e 21 senadores.

Encontro 

Secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, o vice-governador do DF, Paco Britto reuniu-se com o deputado Vicentinho Júnior para discutir sobre a implementação da Frente Parlamentar. Na reunião, o Secretário apresentou ao parlamentar o resultado de várias ações do Consórcio, dentre elas a articulação da compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V. Para o Tocantins, a aquisição conjunta representa uma economia efetiva de mais de R$2 milhões.

Por Thaís Souza/Ascom Vicentinho Jr