A confusão entre um motorista de ônibus e um  indígenas foi confirmada através de um vídeo que o Portal Gazeta do Cerrado teve acesso. O vídeo mostra claramente a agressão do motorista de uma empresa de transporte de passageiros que opera na região a um indígena. Ele foi arrastado da porta do ônibus até a calçada pelo motorista.

( Confira o vídeo aqui)

Um representante da aldeia contou que um dos índios foi empurrado para fora do veículo e caiu de cara no chão

O episódio gerou revolta dentre os indígenas que fizeram manifestações. O trecho da rodovia que liga os municípios de Tocantínia e Lajeado foi bloqueado em protesto contra a agressão sofrida por um indígena.

Uma equipe composta por representantes do Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) e Fundação Nacional do Índio (Funai) conseguiu, na quarta-feira, 3, negociar o desbloqueio da TO-010 junto aos líderes indígenas da etnia xerente.

A pedido dos indígenas de sete aldeias que fazem parte do trecho do território Xerente pelo qual passa a rodovia, o MPF/TO agendou uma reunião para a próxima segunda-feira, 8, às 10h, na Aldeia Funil, para resolver impasses causados pela discriminação e desrespeito que os índios alegam estar sofrendo.

Interdição

Os Xerentes da Aldeia Funil fizeram o bloqueio na TO-010 no dia 31 de julho. A aldeia fica localizada em Tocantínia, a 75 km de Palmas. Aproximadamente 100 indígenas participaram da interdição.