Vaga foi instalada no Palmas Shopping – Foto – Reprodução

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

A instalação de uma vaga exclusiva para pessoas neurodiversas em um shopping de Palmas é vista pela grande maioria como uma boa ação de inclusão, mas a ignorância, que beira a burrice tem viralizado em forma de discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIAPN+.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem indignado com a vaga e atribui o ‘feito’ ao PT.

Na gravação, além dele desrespeitar as pessoas para qual a vaga no estacionamento é destinada, ainda ‘distribui’ discurso de ódio e LGBTfobia gratuita.

“Olha aqui… Ao vivo, já tem a vaga para pessoas neurodiversas, ou seja, a pessoa pode ser gay, lésbica, sapatão, a desgraça que tiver aqui em Palmas. Já tá aqui em Palmas viu? Já tá aqui em Palmas isso aí, oh. Essa desgraça aqui oh. Isso é PT. PT que faz essa miséria aqui, essa desgraça”, disse indignado.

O que são pessoas neurodiversas/neurodivergentes

Segundo o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), pessoas “autodenominadas “neurodiversos” consideram-se “neurologicamente diferentes”, ou “neuroatípicos”. Pessoas diagnosticadas com autismo, e mais especificamente portadores de formas mais brandas do transtorno, os chamados autistas de “alto funcionamento” frequentemente diagnosticados com a síndrome de Asperger, são a força motriz por trás do movimento. Para eles, o autismo não é uma doença, mas uma parte constitutiva do que eles são. Procurar uma cura implica assumir que o autismo é uma doença, não uma “nova categoria de diferença humana”.

Além de pessoas autistas,  se enquadram também na definição de neurodivergentes pessoas com dislexia, ou transtorno de déficit de atenção e até mesmo transtornos psicológicos, como o transtorno dissociativo de identidade, por exemplo.

Veja o vídeo