Fiscais da vigilância sanitária realizaram uma operação nesta quarta-feira, 20, em um supermercado localizado em Guaraí, região central do Tocantins, e apreenderam mais de 100 kg de carnes devido a irregularidades. Além disso, foram encontradas larvas em lixos na área do açougue e legumes em estado de decomposição. Como resultado, o açougue do estabelecimento foi interditado.
Durante a fiscalização, constatou-se que as carnes estavam descongeladas, quando deveriam estar a uma temperatura de -12 graus. Entre os produtos apreendidos estavam 30,9 kg de linguiça, 25,1 kg de salsicha, 15,2 kg de linguiça calabresa, 15,6 kg de cebola e 24,1 kg de batata.
O supermercado foi autuado e deverá responder por comercializar produtos impróprios para consumo e por más condições de higiene. A multa a ser aplicada será estipulada após o julgamento do processo. O nome do estabelecimento não foi divulgado pelas autoridades.
Vanderlito Alves, superintendente da vigilância sanitária de Guaraí, ressaltou a importância de verificar a temperatura indicada pelos fabricantes em produtos como linguiça, salsichas e cortes de frango. Ele também destacou a necessidade de que os produtos estejam em condições adequadas para o consumo e que o ambiente esteja livre de sujeira.