A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, implantará o cartão da família. O documento será utilizado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e tem como objetivo cadastrar todos os moradores que utilizam o serviço do SUS no Município. O início dos cadastros acontecerá a partir de junho e terá 04 meses de implantação.
Melhor acompanhamento
A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina, explicou que a implantação ofertará uma melhor condição no atendimento dentro do Serviço Único de Saúde. “A rede municipal necessita ampliar os serviços de monitoramento e o cartão família trará maior controle e eficiência no processo de atendimento dos nossos pacientes. Conhecer nossa população e suas características e a complexidade de cada atendimento possibilitará para toda a nossa equipe fornecer um melhor serviço”, pontuou Anna Crystina.
De acordo com a diretora da Atenção Primária, Dilce do Nascimento, o Município adotou este cartão seguindo uma diretriz da Política Nacional de Atenção Básica. “Estamos seguindo uma diretriz nacional, que orienta as equipes a cadastrar, acompanhar e monitorar as condições de saúde da população, observando que esse controle possibilitará conhecermos melhor o perfil epidemiológico e as particularidades de cada território e nos dará uma melhor capacidade de atuação”, frisou Dilce.
Cartão da família
Para fazer o cartão, o usuário deve procurar seu ACS – Agente Comunitário de Saúde, e somente o agente poderá fazer este cadastro, pois ele é o responsável pela confirmação dos dados dos pacientes e moradores do endereço informado. O cartão família será apresentado juntamente ao cartão SUS em consultas realizadas pela rede municipal.
Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)