No Banner to display

“Vitória dos estudantes, vitória da sociedade!”, avalia Dorinha sobre adiamento do ENEM

Por: Lucas Eurilio | 21/05/2020

Última atualização em 21/05/2020 11:43

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Equipe Gazeta do Cerrado

A Professora Dorinha que articulou e coordenou o Movimento pelo adiamento do Enem se manifestou através de nota após o ministério confirmar a mudança de data.

Veja a posição da deputada:

“A decisão do governo Federal por adiar o ENEM requer ainda um olhar cuidadoso sobre a situação dos milhões de estudantes que realizarão a prova, *que é uma avaliação de desempenho individual mas também é porta de entrada para a universidade”, disse.

Para a parlamentar, o adiamento do ENEM não é uma questão a ser resolvida com o prazo de 30 ou 60 dias. Os motivos que sustentam a necessidade de prorrogação da prova, a partir de uma decisão discutida democraticamente, são óbvios: as desigualdades sociais que atingem, majoritariamente, estudantes da rede pública de ensino ficam ainda amais fortes em uma situação de isolamento social, segundo ela.

Muitas crianças e adolescentes da zona rural, por exemplo, não têm acesso às plataformas que compensam a ausência da rotina em sala de aula, pontuou ainda Dorinha.

“Por esse e outros motivos, desde o início do estado de emergência que vivemos, me posicionei com esses argumentos e, junto da Bancada Feminina, os levei ao Ministro da Educação Abraham Weintraub. Minha expectativa, agora, é que essa ideia amadureça. Nós, da Câmara dos Deputados, vamos acompanhar todo esse processo de reorganização e redefinição do calendário”, disse.

A parlamentar acrescentou ainda: “Destaco que essa decisão sobre o novo calendário precisa passar por todos que lidam diretamente com a prova, a saber, o conjunto dos estudantes que farão o Exame, as universidades, o Conselho Nacional de Secretários da Educação e as mais diversas entidades. Esse adiamento não pode atender de
forma superficial nossos alunos, mas deve garantir que todos tenham condições justas de realizar o exame mais importante de suas vidas acadêmicas”, disse.

#SóNaGazeta
#Enem2020
#MinistérioDaEducação

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]