“Vôlei é vida! Antes de jogar eu tomava 11 medicamentos e hoje graças ao esporte eu passei a tomar apenas cinco. Eu mudei de vida”, conta dona Erenita Almeida de Araújo, de 64 anos. Ela é uma das atletas palmenses que irão participar da Superliga Melhor Idade, campeonato nacional de voleibol adaptado à melhor idade, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) que acontecerá de 22 a 26 de janeiro de 2025 na Capital.
A 5ª Final Nacional da Superliga Melhor Idade das Américas, com competições de voleibol adaptado para atletas idosos e para atletas a partir de 45 anos, trará para Palmas atletas de vários estados.
Cinco equipes representarão a capital tocantinense e todas fazem parte do Projeto Vó Vôlei, mantido pela Secretaria Municipal de Ação Social e pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
A competição será uma etapa classificatória para a Super Liga das Américas de Voleibol Adaptado. “Estamos com duas equipes femininas inscritas, sendo elas nas categorias +58 e +68, e três equipes masculinas nas categorias +58, +68 e +75”, explica o treinador e coordenador do projeto Vó Vôlei, o professor Allan Dutra.
Ainda, de acordo com o educador físico, trata-se de um projeto público do Município de Palmas, “que tem o orgulho de ser o formador das primeiras equipes de voleibol adaptado à melhor idade a representar o Estado do Tocantins e as regiões Norte e Nordeste em competições nacionais da modalidade, ainda em janeiro de 2023”.
Projeto
O Projeto Vó Vôlei iniciou suas atividades no ano de 2019, como mais uma opção de exercício físico para os idosos e idosas frequentadores do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. Atualmente, aproximadamente 70 pessoas idosas, com idades de 60 a 87 anos participam das atividades semanais realizadas no parque.