Foto – Prefeitura de Palmas

Aproximadamente 70% dos alunos da rede municipal de ensino foram autorizados por seus pais ou responsáveis a retornarem às atividades escolares no formato híbrido, que estabelece uma escala para o comparecimento à unidade escolar e oferece aulas interativas ao vivo aos que permanecem em casa. No total, 74 unidades educacionais, da pré-escola II ao 9º ano, retornaram no último dia 3 de agosto. A partir de segunda-feira, 09, as turmas da pré-escola I também iniciam as atividades presenciais com escalonamento dos alunos.

O percentual de retorno é considerado pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação como um voto de confiança da população nas medidas de proteção adotadas pelas escolas. Meta da gestão municipal, a segurança de alunos e profissionais requer o cumprimento de protocolos e medidas de distanciamento que contam também com a participação da comunidade. “Aos pais que ainda relutam em aderir ao novo formato, reforçamos o convite da prefeita Cíntia Ribeiro para que visitem as unidades escolares e confiram o empenho de nossos servidores em propiciar a segurança para todos”, destaca a superintendente de Avaliação e Desempenho da Semed, Anice Moura.

Formato híbrido

As aulas no formato híbrido representam o ponto alto de um processo que já dura um ano e quatro meses, no qual foram buscadas formas de prover conteúdo pedagógico e manter o vínculo aluno/escola em um cenário totalmente adverso à realidade presencial, com grande concentração de pessoas.

As primeiras aulas remotas foram ministradas a partir do dia 14 de março. Em 27 de abril, foi implementada a ferramenta Palmas Home School, juntamente com as atividades impressas. Entre os meses de setembro e dezembro, houve a transmissão de aulas pela TV aberta. Agora, com as salas de aula interativas, quem optar por permanecer em casa pode assistir às aulas ao vivo pelo canal no YouTube ou no horário conveniente, seja para conhecer o conteúdo ou mesmo para reforço.

Esperança e alegria

Entre profissionais da educação, pais e alunos, o clima do retorno é de esperança e alegria, embora o receio após tanto tempo de vida atípica ainda seja natural. Mas em meio a protocolos de segurança e medidas de distanciamento, o clima de esperança prevalece.

A diretora da ETI Olga Benário, Cândida Cecília Arruda, acredita que a alegria é partilhada por todos os profissionais e também pelos alunos. “Está sendo muito natural. O receio está sendo superado à medida que notamos que os alunos já chegam com as orientações de casa”, disse, salientando que o apoio da comunidade tem sido fundamental. Na parte pedagógica, a presença em sala é promissora. “O contato, ainda que somente visual, é enriquecedor. Este sentimento de coletividade é importante nesta fase de formação”, considera.

Professora de educação física e dança, Linvalra Rodrigues Silva confessa que há uma grande expectativa quanto ao novo formato das aulas. Para ela, será um período de adaptação a esta realidade desafiadora, sobretudo para a educação física, por se tratar de atividades coletivas e que agora serão realizadas em sala, com necessidade de distanciamento. “Mesmo assim é uma alegria muito grande. É notável também nos alunos. E com a disponibilidade tecnológica atual, com as novas formas de ensinar e interagir, vamos manter a qualidade da educação palmense”, avalia.

Gabriely Vieira Lino, que cursa o 5º ano na ETI Olga Benário, optou por frequentar as aulas presenciais, mesmo dispondo de recursos para acompanhar o conteúdo por meios digitais. Para ela, a presença na escola contribui com o processo de aprendizagem pela convivência, troca de experiências e mesmo auxílio entre os alunos. “Este contato é importante, com professores e também com os colegas. É muito diferente de estudar em casa, faz diferença no aprendizado”, disse.

Medidas sanitárias

As unidades educacionais de Palmas terão horários diferenciados para entrada e saída dos estudantes e também para o lanche. Serão disponibilizados dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação de pessoas. Nas entradas das escolas serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, assim como tapetes sanitizantes nas portas que dão acesso à parte interna das unidades educacionais.

Professores e demais servidores que trabalham diretamente com os alunos e profissionais administrativos lotados na Semed já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Fonte – Secom Palmas