Maju Cotrim
O Governo do Estado e a Azul Linhas Aéreas realizam neste sábado, 6, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, o voo inaugural ligando Palmas a Recife (PE). A solenidade oficial aconteceu no auditório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com pronunciamento de autoridades, visita à sala de vistoria e pista do aeroporto, onde será realizado o batismo da aeronave e desenlace da fita inaugural, na sala de embarque.
A Gazeta acompanha a cerimônia.
O primeiro a discursar foi o presidente da Agência de Turismo do Tocantins, Tom Lyra que deu as boas vindas a todos. Ele ressaltou a oportunidade para o Tocantins. “É um marco para a história do Tocantins”, disse. Ele ressaltou as novas oportunidades de negócios e Turismo que o novo voo vai gerar. Além disso, disse que o crescimento previsto é de até 7% de movimentação no aeroporto da cidade.
Ele lembrou a fala do ex-governador Siqueira Campos quando criou o Tocantins. “Nós conseguimos. Isso nos liga ainda mais ao mundo. Estamos conectando o Tocantins ao mundo de forma direta e irrestrita”, disse.
“É uma nova oportunidade para o turismo e para o Tocantins crescer não dentro de si mas para fora”, disse.
Ele externou ainda a gratidão com este momento à Infraero e para a Azul.
Estão presentes o vice-governador Wanderlei Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Ronaldo Veraz, o superintendente em exercício da Infraero, Renato Duarte, entre outras autoridades.
O voo
A oferta de mais um voo, que sairá de Palmas sempre aos sábados, pela manhã, com retorno de Recife à tarde, tornou-se realidade a partir da redução de 14% para até 3% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para aviação, em vigor desde abril. Recife oferta cerca de 50 voos/dia da empresa aérea para várias cidades do país, além dos voos diretos para os Estados Unidos e operações em parceria com a TAP, que opera para Lisboa.