Maju Cotrim
O Governo do Estado e a Azul Linhas Aéreas realizam neste sábado, 6, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, o voo inaugural ligando Palmas a Recife (PE). A solenidade oficial aconteceu no auditório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com pronunciamento de autoridades, visita à sala de vistoria e pista do aeroporto, onde será realizado o batismo da aeronave e desenlace da fita inaugural, na sala de embarque.
A Gazeta acompanha a cerimônia.
O vice-governador Wanderlei Barbosa exaltou o governo e destacou a iniciativa da redução dos tributos durante sua fala.
“O governo busca além de planejar as ações dar andamento neste planejamento”, disse. Ele disse ainda que o Tocantins deve ser o endereço para investidores além do turismo. “Queremos ter um Tocantins conhecido mas forte, queremos estar conectados no mundo inteiro”, disse.
“É um momento histórico para o Estado, agradecemos as empresas. Queremos que a Azul tenha lucro para que fixem mas vôos aqui”, disse.
Presenças
Estão presentes o vice-governador Wanderlei Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Ronaldo Veraz, o superintendente em exercício da Infraero, Renato Duarte, entre outras autoridades.
O voo
A oferta de mais um voo, que sairá de Palmas sempre aos sábados, pela manhã, com retorno de Recife à tarde, tornou-se realidade a partir da redução de 14% para até 3% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para aviação, em vigor desde abril. Recife oferta cerca de 50 voos/dia da empresa aérea para várias cidades do país, além dos voos diretos para os Estados Unidos e operações em parceria com a TAP, que opera para Lisboa.
Saiba mais:
A partir deste sábado, 6 de julho, apenas 2h10 estarão separando as capitais do Tocantins e Pernambuco. O primeiro voo ligando Palmas a Recife estava praticamente lotado. Entre viajantes que se anteciparam adquirindo passagens para esta experiência, autoridades, como o vice-governador Wanderlei Barbosa, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, o secretário de Comunicação, Vieira de Melo e ainda representantes do trade turístico e jornalistas completaram a lista de passageiros.
Antecipando o voo, o auditório da Infraero no aeroporto de Palmas recebeu estes e outros convidados em clima de festa. “Este é um momento histórico, estamos conectando o Tocantins ao mundo”, comemorou Tom Lyra, ao lembrar que o aeroporto de Recife está na rota de voos internacionais.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Léo Barbosa lembrou que os parlamentares fizeram sua parte ao aprovar o projeto de lei do Executivo reduzindo o ICMS do combustível aéreo. “Estamos quebrando paradigmas, desenvolvendo o Estado em vários setores, com este novo momento de conectividade entre o Tocantins e o Nordeste”, enfatizou.
Representando o governador Mauro Carlesse, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, revelou que é projeto do Governo atrair investidores dos mais variados setores, inclusive o turismo, e por isso, haverá investimentos para melhorar a mobilidade, não apenas aérea, como também rodoviária, hidroviária e ferroviária. “O Tocantins é endereço para os investidores”, disse.
Araguaína
Durante a solenidade, o diretor da Azul, Ronaldo Veras, enfatizou a importância da redução do ICMS promovida pelo Governo do Tocantins. “Hoje, 44% do custo de voo é o querosene, por isso, a redução do imposto tem um grande impacto para o setor”, informou.
Outra boa notícia divulgada pelo representante da Azul foi o interesse em operar na cidade de Araguaína. Vamos avaliar a possibilidade de operação, solicitar as mudanças necessárias no aeroporto para levar a empresa ainda este ano”, revelou.
Recife
No aeroporto de Recife, o grupo foi recebido pelo secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, que enfatizou o interesse em elaborar projetos conjuntos para promoção do setor em ambos os estados. “Vocês tem atrativos que não temos, nós oferecemos o que vocês não tem, podemos trabalhar para atrair turistas de lazer e negócios”, enfatizou, lembrando que diariamente partem 99 voos de Recife.
Wanderlei Barbosa confirmou o interesse mútuo e enfatizou que as portas do Tocantins estão abertas para os pernambucanos.
Assim como ocorreu em Palmas, a aeronave foi ‘batizada’ por um jato de água lançado por carros do Corpo de Bombeiros, e foi descerrada fita na porta de embarque para marcar o novo voo.
O voo direto Palmas-Recife será operado todos os sábados, com saída de Palmas às 10:55 e voo de retorno às 14h35.