Os candidatos à Prefeitura de Araguaína da Coligação A Transformação Continua, Wagner Rodrigues (Solidariedade) e Marcus Marcelo (PL), criarão o centro de atendimento para alunos com deficiência. A proposta faz parte do plano de governo dos candidatos para ampliação da Rede de Atenção Especial do Município.

Após o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) implantar a Clínica-Escola Mundo Autista, os candidatos construirão um novo local para dar atendimento especializado às mais de 600 crianças com deficiência matriculadas nas escolas e creches municipais.

“Aliado ao centro, ampliaremos a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, garantindo acesso também a todos os procedimentos oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação, o nosso CER”, garantiu Wagner.

O candidato ainda assegurou o funcionamento integral da Oficina Ortopédica com suporte ao CER e a reforma, readequação e reequipamento das unidades de atendimento em Atenção Especializada.

O candidato a vice, Marcus Marcelo, afirmou que a luta pelas pessoas com deficiência irá continuar. “Na Câmara de Municipal sempre fui em defesa das pessoas com deficiência, inclusive com a criação da Clínica-Escola para autistas, resultado do esforço em conjunto que começou com a aprovação da Lei Municipal nº 3.022, de minha autoria”, enfatizou.

Araguaína no último Censo 2010 contava com 53.060 pessoas com algum tipo de deficiência, o que representava aproximadamente 32,59% da população araguainense.

 Avanços vão continuar
Na gestão de Ronaldo Dimas, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na Região Norte do País.  Administrada pela Associação Mundo Autista, a clínica atende a aproximadamente mais de 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cerca de 200 usuários, com terapias e consultas médicas, atendidos mensalmente.

Em outubro do ano passado, a Clínica-Escola Mundo Autista recebeu o Prêmio Nise da Silveira da Câmara dos Deputados. A unidade foi uma das cinco agraciadas do Brasil com a referência, em uma disputa que contou com mais de 50 entidades.

Capacitação para inclusão
Araguaína também recebeu na gestão de Dimas o Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais de Araguaína, um departamento responsável por produzir recursos e materiais acessíveis em braille e relevo para adequação das atividades pedagógicas aos estudantes. O núcleo realiza também cursos de braile, orientação e mobilidade, além da formação de professores.

A prefeitura desenvolveu nos últimos anos ações de inclusão com os profissionais que atuam nos órgãos públicos municipais, ofertando o curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), estendendo assim o atendimento inclusivo a todos os órgãos.

Serviços únicos no Estado
Dimas também implantou a única Central de Interpretação de Libras do Tocantins.  Em 2019, a central atendeu 406 pessoas de Araguaína e 37 de outras regiões do Tocantins e Sul do Pará, Maranhão. Foram as gestões comandada por Dimas também que criaram o primeiro Centro-Dia da Pessoa com Deficiência do Estado e atende atualmente 30 pessoas de 18 a 59 anos, que realizam atividades sociais, educacionais e lazer ao longo do dia, com refeições inclusivas.