Quem passa pela Avenida Filadélfia, na região da antiga Feirinha, percebe que a localidade está transformada, principalmente com a construção da nova sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araguaína. O local próprio é considerado a estrutura mais moderna da região norte do Tocantins e permite a ampliação dos serviços para outros municípios.
A inauguração oficial foi realizada na última sexta-feira, 21. O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou o comprometimento da gestão com a saúde e informou que, com a sede em funcionamento, a cidade poderá solicitar um novo serviço, o SAAV (Serviço Aeromédico Avançado de Vida).
“Ao entrar na prefeitura, nós tínhamos um propósito que era cuidar de gente, das pessoas, e essa nova base do SAMU é uma prova clara do respeito que nós temos pela nossa população. Também já estamos com o pedido pronto para um helicóptero. Com essa entrega e a regionalização dos serviços, teremos como justificar essa necessidade”, informou Wagner.
Espaço e modernidade
A estrutura entregue possui dois pavimentos, um superior e outro térreo, vagas para 11 veículos e mais de 30 salas distribuídas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados. Segundo a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, cada detalhe foi pensado para melhorar o atendimento e proporcionar melhores condições de trabalho aos 106 profissionais que fazem parte da equipe.
“Não é apenas um prédio, a nova sede do SAMU simboliza a nossa dedicação em construir uma Araguaína mais saudável e segura. Equipamentos modernos, mobiliários novos, soluções tecnológicas, instalações adequadas e uma equipe altamente capacitada fazem toda a diferença naquele momento crucial, em que cada segundo conta para salvar uma vida”, reforçou Ana Paula.
Segundo o condutor de ambulância, Adriano Pereira, a mudança de prédio é uma realização e a nova localização trará impactos positivos nos atendimentos. “Essa base do SAMU aqui é um sonho que não é de 13 anos, quando eu entrei, são 19 anos. Está bem centralizada e com isso nós acreditamos que vamos ter uma agilidade ainda maior nas ocorrências, uma chegada mais rápida na cena”.
Referência e novo suporte em saúde
Araguaína é referência no atendimento médico-hospitalar na região macronorte do Tocantins, com grande influência também nas regiões sul do Pará e Maranhão, e possui todas as características necessárias para regionalização do SAMU no norte do estado.
“Quando se tem uma gestão humanizada, nós vemos o que estamos observando aqui: um local totalmente reestruturado e pronto para atender não só Araguaína, mas toda a região, porque agora o Ministério da Saúde liberou para que os outros municípios de porte pequeno, como o meu, por exemplo, possam também ter uma base do SAMU regulada por Araguaína, o que é um benefício extraordinário”, pontuou o secretário municipal de Saúde de Aragominas, Lucas Araújo.
A regionalização começará pela cidade de Guaraí, com a inauguração de uma base descentralizada na cidade. “A partir do dia 28, lá será o primeiro município regionalizado. Logo depois, virão outras cidades, como Filadélfia, Santa Fé, Aragominas, Muricilândia, Colinas e Babaçulândia”, explicou o médico e diretor técnico do SAMU, Danilo Canedo.
Mais detalhes da estrutura
A parte térrea do prédio possui garagem com capacidade para 11 veículos (ambulâncias e motolâncias), salas para TV, repouso, estudo e recreação, dispensas, rouparia, copa, refeitório, espaço para o descarte de resíduos infectantes e ainda uma CME (Central de Materiais Esterilizados) ficam no térreo.
Já o pavimento superior conta com 17 cômodos, onde estão as salas de regulação médica, enfermagem, repouso dos profissionais, banheiros, coordenação, administração, almoxarifado, auditório e entre outras destinadas aos serviços administrativos.
A área externa possui um depósito de resíduos comuns e contaminados, abrigo para a instalação do gerador de energia, estacionamento, espaço com sistema de separação de água e óleo para a lavagem das ambulâncias, além de uma oficina, depósito de materiais e guarita com o controle de entrada e saída.
Homenageado
A nova sede do SAMU recebeu o nome do médico Pedro Ernesto Alves Mangueira. Natural de Recife (PE), Dr. Pedro chegou à Araguaína ainda no final da década de 80, iniciando seus atendimentos como médico ginecologista e obstetra em hospitais públicos e privados da cidade, incluindo o Hospital Regional de Araguaína, Hospital São Lucas, Hospital e Maternidade Dom Orione e Hospital São José.
O médico ficou conhecido pela dedicação que sempre teve junto aos seus pacientes e o bom relacionamento que mantinha com os colegas de profissão. Em Araguaína, Dr. Pedro criou e formou seus três filhos, que também são médicos. Ele faleceu em março de 2023, aos 76 anos.