Foto: Marcos Sandes/Ascom

Em “Carta de Compromisso com Araguaína” registrada na tarde desta sexta-feira, 25, na Justiça Eleitoral, o candidato a prefeito pela Coligação “A Transformação Continua”, Wagner Rodrigues (Solidariedade), elencou os objetivos principais e estratégicos do seu governo. Wagner cita que os objetivos descritos na carta são de todos aqueles que amam a cidade e disponibilizará em seu site na próxima semana o plano de governo para que a população dê sugestões.

Entre os desafios apontados para essa nova fase da gestão com a manutenção e aperfeiçoamento das conquistas implementadas nos governos comandados por Ronaldo Dimas (Podemos), Wagner destacou a conclusão da pavimentação asfáltica em todos bairros, a estruturação da Guarda Municipal, qualificação de mão de obra, internet de alta qualidade nos espaços públicos, ampliação da infraestrutura hospitalar e investimento pesado em equipamentos e recursos tecnológicos e na capacitação e valorização dos educadores.

“Esses são os objetivos daqueles que doam seu tempo e sua vida a Araguaína, e se dedicam a fazer dela o cenário perfeito e ideal para a realização de todos os nossos sonhos”, citou o candidato.

Avanços

A carta traz as mudanças vividas pelos moradores nos oito anos da gestão de Dimas e na continuação dos avanços propostos por Wagner. Cita ainda que Araguaína hoje é o maior canteiro de obras do Estado e um dos maiores do País.

“A vergonha e desesperança que sentíamos no passado foram substituídas por uma confiança cada vez mais crescente e verdadeira no presente e no futuro”, descreve o documento.

Wagner ainda destacou que esteve presente em todas as fases do desenvolvimento de Araguaína, desde o planejamento até o acompanhamento nas secretarias. “Fui parte essencial dessa administração, cujo mérito maior foi transformar Araguaína em uma cidade-referência”, traz o documento.

Sobre seu diferencial para administrar a cidade, o candidato assegurou que está preparado: “Araguaína é uma grande cidade, e numerosos são os problemas que surgem a cada dia. Para administrá-la é preciso mais do que boa vontade: é preciso amor, dedicação, sensibilidade social e, sobretudo, competência e honestidade”.

A cidade tem pressa

“A verdade é que Araguaína tem pressa, Araguaína não pode parar. Araguaína precisa continuar avançando, pois os passos necessários e decisivos para se construir um novo tempo de grandes realizações já foram dados, e dentro de um planejamento de longo prazo, iremos potencializar ainda mais o desenvolvimento social, a valorização do ser humano e a busca incessante pela qualidade de vida, pelo pleno emprego e pelo bem-estar de cada araguainense”, finalizou o candidato.

A coligação de Wagner, que representa a defesa do legado de Ronaldo Dimas, tem nove partidos. O candidato a vice-prefeito é o vereador Marcus Marcelo (PL), que sempre contribuiu com as transformações de Araguaína durante os seus mandatos na Câmara Municipal.

Veja íntegra da carta:

CARTA DE COMPROMISSO COM ARAGUAÍNA
Amigos e amigas araguainenses:

Araguaína mudou. Araguaína é hoje infinitamente melhor do que era há oito anos. Vivemos um novo tempo, um tempo de esperança, de progresso, de transformação política, econômica e social. Araguaína é hoje o maior canteiro de obras em todo o estado do Tocantins, e um dos maiores do País. Projetos arrojados e inovadores como a Via Lago, o Parque Cimba e a Via Norte foram e estão sendo implementados. Modernas práticas de gestão foram adotadas e estão revolucionando a qualidade dos serviços públicos municipais. E tudo isso só tem sido possível graças aos esforços de cada araguainense em fazer o melhor por essa cidade.

A vergonha e a desesperança que sentíamos no passado, em razão dos inúmeros problemas estruturais que nos afligiam dia após dia, foram substituídas por uma confiança cada vez mais crescente e verdadeira no presente e no futuro. Hoje podemos olhar para trás e contemplar os avanços extraordinários que realizamos na Saúde, na Educação, na Infraestrutura urbana, na Assistência Social, na implantação de uma Gestão moderna, eficiente e participativa que valoriza e investe no funcionalismo, que promoveu o equilíbrio das contas públicas, que cumpre fielmente suas obrigações financeiras para com os fornecedores, que zela do patrimônio público e trata com respeito a população.

Araguaína é, sem dúvida, uma nova cidade, uma cidade renovada, revitalizada, que segue firme na sua vocação para o crescimento, para a modernidade, para o progresso e para o equilíbrio político, social e econômico. Mas, desta vez, ao contrário do que vimos em décadas passadas, Araguaína vem consolidando o seu protagonismo regional e nacional de forma planejada, estruturada e sem qualquer ruptura da ordem política. Vivemos tempos de grande progresso, tempos de transformação, de conquistas, conquistas que precisam ser mantidas e aperfeiçoadas sob a perspectiva de um amanhã cada vez mais próspero e feliz para todos.

Nos últimos oito anos, dediquei todos os dias da minha vida exclusivamente a Araguaína. Como Secretário-Chefe de Gabinete do Município, e com a incumbência de gerenciar o andamento dos projetos, programas e ações administrativas em todas as Secretarias, Diretorias, Divisões e Departamentos, pude conhecer e acompanhar de perto tudo o que foi discutido, decidido, planejado e executado. Fui parte essencial dessa Administração, cujo mérito maior foi transformar Araguaína numa cidade-referência, numa cidade-modelo em gestão pública, em organização e planejamento urbano, em construção de casas populares, em inovações tecnológicas e em seriedade no trato da coisa pública. Tenho profundo orgulho de ter ajudado a construir a história dessa nova Araguaína.

A Araguaína de hoje é uma cidade mais unida, mais coesa, mais consciente de sua imensa responsabilidade no plano estratégico regional e estadual. No entanto, os resultados extremamente positivos que conquistamos foram construídos a muitas mãos, são fruto de um relacionamento respeitoso e harmonioso do Executivo Municipal com os poderes Legislativo e Judiciário – que sempre deram a sua parcela de contribuição – e com todos os segmentos organizados da sociedade (OAB, Aciara, Sindicato Rural, Associações de bairros etc.)

Devo destacar que as decisões, os projetos e ações do Executivo sempre foram norteados pelo diálogo aberto e permanente com a população, por meio de seus representantes ou diretamente, nas audiências e debates públicos. Esta forma de governar, ancorada no diálogo e no entendimento, produziu os melhores frutos, propiciou-nos avanços jamais imaginados e resgatou o orgulho do araguainense, que é partícipe de toda essa revolução porque passa o nosso Município. Construímos um governo participativo, um governo democrático onde todos têm voz e vez, um governo do Povo e para o Povo.

Nesse momento em que Araguaína se encontra restaurada, reorganizada e reestruturada surgem novos e incontáveis desafios. E não apenas os desafios de se manterem as conquistas que foram alcançadas. Manter e aperfeiçoar tudo o que conquistamos ao longo dos últimos anos não será menos do que uma obrigação para o próximo gestor. Refiro-me, porém, aos desafios que vão além de todo e qualquer planejamento, cujas soluções requerem do Chefe do Executivo conhecimento técnico, experiência administrativa, senso de responsabilidade, habilidade política, equilíbrio e sensibilidade social. Porque Araguaína é uma grande cidade, e numerosos são os problemas que surgem a cada dia. Para administrá-la é necessário mais do que boa vontade: é preciso amor, dedicação, sensibilidade social e, sobretudo, COMPETÊNCIA e HONESTIDADE.

Nos próximos quatro anos, abriremos as portas para a consolidação desse ciclo virtuoso implantado em Araguaína. Será o momento de ampliarmos os projetos e consolidarmos as boas parcerias com a sociedade, executando as obras de macrodrenagem e de saneamento, concluindo a pavimentação asfáltica e o recapeamento de toda a malha viária do município, qualificando o nosso aeroporto, melhorando a mobilidade urbana, construindo novos parques, novas praças, enfim, ampliando as opções de lazer.

A minha missão, enquanto gestor público, será cuidar das pessoas, investir maciçamente no bem estar social, na cultura, no lazer, na melhoria das condições de vida da população como um todo, buscando facilitar ainda mais o acesso aos serviços públicos, bem como melhorar sua qualidade e eficiência em todas as áreas.

Meu compromisso é trabalhar incansavelmente, dedicando-me 24h por dia às questões que dizem respeito à nossa gente, ao nosso povo e ao Município, com simplicidade, honestidade, seriedade, responsabilidade e transparência, prestando contas rigorosamente de todos os meus atos e dos atos de toda a Administração. Quero fazer uma gestão que encha ainda mais o araguainense de orgulho, conversando com as pessoas, discutindo as prioridades do município com as entidades, com os servidores, ouvindo as igrejas e as instituições e mantendo, sempre, um olhar sensível para com os idosos, mulheres, crianças e os mais carentes.

O meu governo será voltado para o ser humano, para a valorização das pessoas. Para isso, irei fortalecer os serviços de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades de trabalho e geração de renda para as famílias, fomentando a indústria, o comércio e o setor produtivo em geral, apoiando os feirantes e pequenos agricultores, discutindo as reinvindicações de todas as categorias de forma clara, com equidade e transparência.

Saúde e Educação terão lugar de destaque, terão prioridade absoluta no meu governo. Para melhorar ainda mais a qualidade do ensino, investiremos pesado em equipamentos e recursos tecnológicos, na capacitação contínua e na valorização dos educadores, na ampliação da infraestrutura da rede e na construção de mais unidades de ensino.

Na área da Saúde, iremos aumentar a cobertura do atendimento das unidades básicas de saúde, ampliar horários de atendimento, implantar o Pronto Socorro infantil, ampliar a infraestrutura da rede hospitalar – que deverá funcionar em prédio próprio – e tornar o atendimento à comunidade mais rápido e eficiente, melhorando os serviços de agendamento já existentes, com o uso de novos recursos tecnológicos.

Os passos que demos até agora nos permitem sonhar ainda mais alto, nos permitem vislumbrar um futuro próspero e infinitamente melhor. Só depende de nós! Na área administrativo, esse futuro depende, necessariamente, de ações planejadas e concretas capazes de darem respostas objetivas aos anseios da população. Na segurança pública, por exemplo, atuaremos fortemente para implantar e estruturar a Guarda Municipal. Também investiremos na qualificação de mão-de-obra e no combate ao desemprego, duas áreas sensíveis que carecem de ações urgentes e permanentes por parte do Executivo municipal.

Seguindo a tendência dos grandes centros urbanos em todo o mundo, que investem maciçamente em novas tecnologias e no uso de energias renováveis, iremos construir em Araguaína toda infraestrutura necessária para disponibilizar internet de alta qualidade e gratuita nos parques, praças e equipamentos de lazer. Também iremos implantar uma usina fotovoltaica, com o objetivo de alterar a matriz energética para atender a demanda dos equipamentos públicos municipais.

A verdade é que Araguaína tem pressa, Araguaína não pode parar. Araguaína precisa continuar avançando, pois os passos necessários e decisivos para se construir um novo tempo de grandes realizações já foram dados, e dentro de um planejamento de longo prazo, iremos potencializar ainda mais o desenvolvimento social, a valorização do ser humano e a busca incessante pela qualidade de vida, pelo pleno emprego e pelo bem estar de cada araguainense.

Nesta Carta de Compromisso com Araguaína deixo registrados os objetivos principais e estratégicos do meu governo, objetivos estes que não são apenas meus, mas de todos aqueles que amam esta terra, que doam seu tempo e sua vida a Araguaína, e se dedicam a fazer dela o cenário perfeito e ideal para a realização de todos os nossos sonhos.

WAGNER RODRIGUES