O Walmart do México anunciou o início de operações de pedidos e entregas de compras de mercado feitos via mensagens do WhatsApp. Com a ideia de usar redes menores que foram compradas pela multinacional, a empresa pretende utilizar a popularidade do aplicativo de mensagens para alcançar um público ainda maior de consumidores.
Assim como acontece no Brasil, o México tem no WhatsApp uma das ferramentas primárias para comunicação nos dias de hoje, algo que chamou a atenção do Walmart, que pretende usar a rede de supermercados Superama para fazer as suas entregas. Para testar o serviço, a Reuters tentou fazer o pedido de compras tirando uma foto da lista de produtos que desejava. Logo em seguida, um representante respondeu a mensagem, utilizando pequenos emojis e carinhas felizes para o novo cliente.
Em poucos momentos, o preço total da compra foi informado, com o valor da entrega em até 90 minutos de 49 pesos (aproximadamente R$ 9,80), ou 39 pesos (aproximadamente R$ 7,80) para uma entrega em um horário mais tarde. As formas de pagamento aceitas são dinheiro ou cartão no momento da entrega.
A rede Superama é responsável por 92 das 2.459 lojas do Walmart no México. A empresa, a maior dona de supermercados dos Estados Unidos, está presente em vários países, inclusive no brasil. A rede Superama já atendia pedidos de compras feitos remotamente através do seu site oficial e um aplicativo para smartphones, além de um app da empresa Cornershop, que vende produtos de outras lojas.
Recentemente, a Walmart tentou comprar comprar a Cornershop, que opera dentro do México e Chile, mas foi impedida pelo governo mexicano pois o Walmart não deixaria espaço para empresas rivais trabalharem em pé de igualdade nas entregas de pedidos feitos por aplicativo.
Fonte: TecMundo