Em solenidade realizada no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), em Palmas, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, prestigiou a formatura de 14 bombeiros no Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa) e da promoção de mais 102 bombeiros em diversas patentes. Durante a cerimônia, o Chefe do Executivo também entregou seis Jet Skis para a corporação.
“Este é um encontro muito esperado por todos, no qual essa época fazemos as promoções. Isso está dentro dos estatutos das nossas forças de segurança. E aqui hoje entregamos esses equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar, para que eles possam desenvolver um trabalho cada vez melhor nas temporadas de praia, no salvamento de pessoas nos nossos rios”, ressaltou o Governador na solenidade.
De acordo com o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, os Jet Skis foram adquiridos em razão da articulação política do governador Wanderlei Barbosa, que conseguiu os equipamentos por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), instituído no âmbito do Ministério da Justiça. “O governador está sempre apontando o Corpo de Bombeiros Militar, sempre dando condições para que possamos crescer como corporação e atender bem a sociedade tocantinense”, enfatizou o coronel.
Formatura de oficiais e Promoções
Um dos momentos mais aguardados da solenidade, foi a cerimônia de formatura de 14 militares dos bombeiros no Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa). O curso foi ministrado pela Academia de Formação de Bombeiros Militar (AFBM), e marca uma importante fase na carreira dos bombeiros militares, que, além das instruções em diversas áreas, serão promovidos a oficiais da corporação como tenentes.
O militar dos bombeiros Fred Moreira Nascente, que foi promovido a Segundo-Tenente na cerimônia, expressou que essa formação o conferiu crescimento profissional, pessoal e, também, institucional. “A gente vê que a instituição tem a preocupação em qualificar o quadro de pessoal dela e hoje estamos realizando esse momento”, completou.
Ainda na solenidade, o Governo do Tocantins promoveu mais 102 militares integrantes do Corpo de Bombeiros Militar pelo critério de antiguidade. Essas promoções são em conformidade a uma Lei estadual, e ocorrem anualmente no dia 21 de abril. Desta vez, foram promovidos 44 tenentes, 39 segundos-tenentes, 10 segundos-sargentos, oito tenentes-coronéis e um primeiro-sargento.
“Além do reconhecimento dos direitos legais, aqui temos hoje o reconhecimento do esforço do trabalho que viemos desempenhando há anos na corporação. E esta é uma data bastante esperada por nós”, conferiu Fernando dos Santos de Souza, que passou de Segundo-Tenente para Primeiro-Tenente. “Os bombeiros não é somente uma carreira, mas para uma parcela da sociedade, é a idealização do que é ser um herói, que contribui para o melhoramento do coletivo, que dão assistência ao ser humano em suas dificuldades, dentre outras finalidades”, acrescentou ainda o mais novo Primeiro-Tenente do CBMTO.
A cerimônia contou com a presença de toda a equipa da corporação, deputados federais, secretários de Estado, amigos e parentes dos militares promovidos.