Nutricionistas elegem os oito tipos de alimentos ricos em compostos que ajudam a regular o humor e combater o estresse e a ansiedade
A nutrição tem um papel crucial na preservação da saúde mental. Ao selecionar os alimentos que ingerimos, não estamos apenas alimentando os músculos, mas também o cérebro, incentivando a criação de neurotransmissores e hormônios que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão.
Estudos científicos indicam que certos compostos contribuem para a regulação do humor e para o bem-estar, ao passo que dietas desequilibradas têm um efeito prejudicial.
Para garantir que o humor esteja em dia, é interessante fazer boas escolhas e incluir alimentos ricos nas substâncias que ajudam a manter o entusiasmo
Chocolate amargo (70% ou mais)
Rico em flavonoides, o chocolate amargo ajuda na liberação de endorfinas e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e prazer. “Estudos mostram que o consumo moderado de chocolate pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor”, explica a nutricionista Fernanda Larralde, da Bio Mundo.
Peixes gordurosos
A sardinha, o salmão e o atum são ricos em ômega-3, que ajuda a melhorar o humor e reduzir a irritabilidade. Dietas ricas em ômega-3 estão associadas a um risco reduzido de depressão e distúrbios de humor.
Nozes e sementes
Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, como a vitamina E. A nutricionista Karoline Schast, do Instituto Gourmet, explica que o ômega-3 é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios e pela capacidade de promover a saúde do cérebro. “Ele ajuda a combater a depressão e o mau humor”, afirma.
Abacate
A fruta é rica em gorduras boas e vitamina B6, que auxilia na produção de neurotransmissores.
Banana
Rica em triptofano — que contribui para a produção de serotonina —, a banana é um alimento prático e eficaz para combater o mau humor. “Pesquisas indicam que o consumo de triptofano pode ter um efeito positivo no humor e no combate à depressão”, explica Fernanda.
Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, as frutas cítricas reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Aveia
A aveia é uma fonte de fibras e carboidratos complexos. O alimento ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, evitando picos de irritabilidade.
Espinafre e folhas verdes
Esses vegetais contêm ácido fólico (vitamina B9), que ajuda na produção de dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer e à motivação. “A deficiência de folato pode estar associada a sintomas depressivos”, indica Karoline.
Outros hábitos que melhoram o humor
A alimentação é apenas parte da construção do bem-estar. Esse quebra-cabeça ainda tem peças importantes, como tentar ter uma rotina menos estressante, seguir bons hábitos, praticar atividade física, ter um bom convívio social, sono de qualidade e hidratação adequada.
“Esses hábitos são fundamentais para se ter uma vida feliz, equilibrada e com bom humor”, afirma o nutricionista Eduardo Lustosa. Quanto à dieta, ele lembra que o ideal é que o cardápio seja equilibrado. “Aposte em alimentos integrais, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis, evitando processados e açúcares em excesso”, ensina.
(Fonte: Metrópoles)