Um suspeito foi preso pela Polícia Militar após uma tentativa de assalto em uma casa na quadra 106 Norte, em Palmas, na noite deste sábado (27). De acordo com as informações preliminares, pelo menos dois homens invadiram o local e fizeram reféns.
Um policial federal que mora na região teria percebido a ação criminosa e chamou a Polícia Militar. Disparos foram feitos. Por um grupo de whatsapp da quadra moradores se comunicaram sobre a situação.
Os militares do 1º BPM conseguiram prender um dos suspeitos, que tentaram fugir. A ação teria começado por volta das 21 horas quando uma família foi feita de refém, um dos assaltantes teria tentado fugir pelos fundos e o outro ficou e teria se entregado. o que fugiu teria pulado de um quintal para o outro e uma moradora chegou a ve-lo passando várias vezes pelo quintal. A Polícia revistou casa por casa, teve tiros e o suspeito morreu.
“Uma situação de tensão para as pessoas”, contou um morador.
Os moradores contaram á Gazeta que ficaram assustados e trancados em casa sem saber o que aconteceu. “No final o pessoal aplaudiu a Polícia”, contou um morador.
Veja a versão da Polícia sobre o caso que resultou na morte de um assaltante:
Na noite deste sábado, 27, a Polícia Militar localizou dois autores de um roubo a residência, logo após o crime, na quadra 104 Norte. Na fuga, um dos autores disparou com arma de fogo contra os militares que revidaram à injusta agressão, ele foi atingido e veio a óbito. A PM deteve o segundo autor, apreendeu os objetos roubados, uma arma de fogo com munições e um veículo com registro de furto/roubo utilizado por eles.
Por volta das 21 horas, a vítima acionou a PM e relatou que estava chegando de viagem, e que, enquanto retirava as malas do veículo foi abordado por dois indivíduos que anunciaram o assalto. Os autores exigiram dinheiro e joias. A vítima entregou o dinheiro, anéis e relógio, mas mesmo assim, ele, a mulher e a filha foram levados para o interior da residência, sendo trancados no banheiro, enquanto os indivíduos reviravam a casa em busca de mais objetos.
No local, os militares da Força Tática se depararam com os autores em fuga por cima dos telhados. Com o apoio de equipes da ROTAM, Guarda Metropolitana, COE, agência de inteligência da PM e agentes da Polícia Federal, foram realizados adentramentos nas residências vizinhas em busca dos autores. Ao avistar as equipes, um dos autores realizou disparos de arma de fogo contra os agentes, e para revidar a injusta agressão os policiais atiraram contra o autor que foi atingido e veio a óbito na alameda 12.
Ele portava um revólver calibre 38 com seis munições, sendo três deflagradas e três intactas, e ainda, um dos celulares roubado na residência. O autor não portava documentos pessoais. O SAMU foi acionado, porém constatou o óbito no local. A Perícia e IML realizaram os devidos procedimentos.
O outro autor foi contido após se entregar e identificado como Herik Hélio Sousa Nunes de 18 anos, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os produtos roubados: relógios, perfumes, joias e R$ 500 reais em espécie. O veículo utilizado pelos autores no roubo, um GM Classic Life, também foi apreendido.
Na Delegacia de Polícia, o autor que veio a óbito foi identificado por familiares como como Guilherme de Araújo Silva, 21 anos, vulgo Cuscuz. Ele possui várias passagens pela a polícia.
A Polícia Militar reforça a importância do acionamento das forças de segurança ao serem observados crimes em andamento, principalmente aqueles que envolvam criminosos armados e que venham a fazer vítimas de reféns. O envolvimento com a segurança pública, a partir de denúncias imediatas, foi fator preponderante para a recuperação dos objetos roubados e prisão dos agressores.