Equipe Gazeta do Cerrado

“Infelizmente tivemos o primeiro caso, não somos uma ilha, não estamos protegidos como ninguém, acima de tudo conscientização”, diz disse o secretário de Saúde do Estado, Edgar Tollini após confirmação de Covid-19 na capital.

Ela é advogada e esteve em um Congresso em Fortaleza.

Ele disse que começou a ser feito um histórico pregresso da paciente que está com o vírus em Palmas. “Convoco a todos para que não se alardem”, disse. Ele citou ainda a preocupação com as fakenews.

Ele disse ainda que a secretaria fez o dever de casa.

O primeiro caso foi confirmado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro através de sua conta oficial no Twitter.

Como já noticiado pela Gazeta do Cerrado, a paciente infectada já está em quarentena e passou por Fortaleza.

O caso confirmado de Palmas

A paciente ficou fora de Palmas de 8 a 11 de março. Começou a apresentar os sintomas dentro de três dias mas “hoje já tem quatro dias e como ela se recolheu e fez a medida necessária. Precisamos saber como ela está”, disse.

Ele disse que ela está bem, isolada e atendendo todas as orientações. “A paciente tomou todos os cuidados e agora vamos notificar o ministério da saúde”, disse.

Será levantando o histórico epidemiológico.

Sobre os riscos de transmissão da paciente o secretário afirmou: “tem que saber o máximo de contatos desde a hora que ela saiu… se esteve com familiares. Vamos dar assistência total e colher o máximo de informações”, disse.

No Tocantins há cerca de 11 a 13 casos suspeitos. Uma paciente de Gurupi está sendo monitorada após sentir vários sintomas de resfriado.

Os kits começarão a ser usados a partir de amanhã nos quais os exames sairão em até 24 horas.

Veja todos os detalhes aqui

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã desta quarta-feira, 18, o primeiro caso do novo Coronavírus em Palmas. A paciente apresenta sintomas leves e não estava dentro dos casos até então monitorados pelo município, uma vez que ela não havia procurado o sistema de saúde.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro publicou em sua conta oficial no Twitter a confirmação do caso.

O caso foi comunicado a secretaria por um laboratório particular. A paciente tem 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de COVID-19 no local). Chegando em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando a partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria.

No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

A Semus irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto e todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar.

Diante dessa confirmação a Prefeitura de Palmas publicará ainda hoje medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e disseminação da doença. Reforçando para que as pessoas permaneçam em casa e evite locais com aglomeração.

#SóNaGazeta
#CoronavírusEmPalmas
#CinthiaRibeiro
#PrimeiroCasoDeCoronaNoTocantins