O Projeto de Lei (PL) da deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas), que isenta doadoras de leite materno da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, na última quinta-feira, 21. O objetivo é estimular o crescimento no número de doadoras para abastecer dos bancos de leite tocantinenses.

O texto isenta de pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, mulheres que tenham participado de programas direcionado ao aleitamento materno. O benefício está condicionado à comprovação, no período de dois anos anteriores à publicação do edital do certame estadual.

Segundo o Governo do Estado, o Hospital Maternidade Dona Regina (HMDR) possui apenas 100 doadoras cadastradas, que conseguem atender somente metade da demanda de 300 litros de leite por mês. O banco de leite atende ao consumo de bebês prematuros, com baixo peso, com infecções ou que tenham passado por processos cirúrgicos em que as mães não tenham condições de proceder com o processo de amamentação diante de vários fatores que prejudicaram a sua produção de leite.

Para Valderez, cabe ao poder público promover políticas públicas de apoio e oportunidade à população. “Com este incentivo, queremos sensibilizar novos contingentes de mulheres e mobilizar a sociedade para a importância da amamentação, que é o principal fator de redução da mortalidade na infância”, disse.

Em entrevista divulgada pelo Governo do Estado, a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Hospital Dona Regina, Walkíria Pinheiro, afirma que a amamentação é uma forma especial de comunicação e afeto entre a mãe e o bebê.

“Nesse momento, a mãe transmite para o bebê não só o alimento, mas também amor, carinho e proteção. Ela alimenta o bebê com o olhar, com o cheiro, com a temperatura, o que deixa a criança mais segura”, afirmou. Walquíria ainda destacou a importância do leite materno na alimentação das crianças até dois anos de vida ou mais, evitando as chances de desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Doações

As mães que desejam ser doadoras podem ligar para o Disque Amamentação (0800-6468283) ou (63) 3218-7734. Por meio do número, será feito um cadastro da doadora que receberá em sua casa uma equipe do projeto do Corpo de Bombeiros Amigos do Peito, juntamente com uma enfermeira do Banco de Leite. Eles entregarão o kit para a coleta, composto de touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, bem como informações e orientações do procedimento de coleta e estocagem do leite.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes